Pacientes em uso de Ozempic: quais cuidados o dentista deve ter

Postado em 28 de março de 2024 por

Categorias: Sou Dentista

Tags: , , ,

Ozempic (semaglutida) e outros medicamentos semelhantes, como Mounjaro (tirzepatida), são agonistas do receptor GLP-1 que revolucionaram o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade.

No entanto, novos relatórios de regurgitação e aspiração alimentar durante procedimentos odontológicos com sedação profunda levaram a novas diretrizes da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA).

O que você precisa saber

  • Efeitos colaterais: diarreia, dor abdominal, náuseas, gastroparesia (retardo no esvaziamento gástrico) e outros problemas gastrointestinais são comuns.
  • Novas contraindicações: bloqueio intestinal, pensamentos suicidas e queda de cabelo foram relatados.
  • Risco durante a sedação: A Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA) recomenda a suspensão do uso de agonistas do receptor GLP-1 antes de procedimentos odontológicos eletivos.

Diretrizes para uso antes de procedimentos odontológicos

Dia(s) anterior(es) ao procedimento

Quanto à manutenção do medicamento
  • Diário: suspender no dia do procedimento.
  • Semanal: suspender uma semana antes.
  • Consulta com endocrinologista: se necessário, para ajustar a terapia antidiabética e evitar hiperglicemia.

Dia do procedimento

  • Sintomas gastrointestinais: adiar o procedimento e discutir os riscos com o dentista.
  • Sem sintomas e no uso do medicamento: proceder normalmente.
  • Sem sintomas e sem uso do medicamento: precauções de “estômago cheio” ou avaliação do volume gástrico por ultrassom.
  • Estômago vazio: proceder normalmente.
  • Estômago cheio: adiar o procedimento ou tratar na condição de “estômago cheio”.

Jejum

Não há evidências sobre a duração ideal do jejum para pacientes em uso de agonistas do receptor GLP-1.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: American Society of Anesthesiologists Consensus-Based Guidance on Preoperative Management of Patients (Adults and Children) on Glucagon-Like Peptide-1 (GLP-1) Receptor Agonists

Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

Postado em 25 de março de 2024 por

Categorias: Dicas importantes Sou Paciente

Tags: , , ,

A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma jornada importante para a saúde bucal do seu filho?

A importância da primeira consulta odontológica

A Academia Americana de Odontopediatria recomenda que a primeira consulta ao dentista seja logo após o nascimento do primeiro dente, ou no máximo no primeiro aniversário da criança. Essa consulta não é apenas para o bebê, mas também para os pais, que receberão orientação sobre como cuidar da higiene bucal do filho.

Preparando-se para emergências

Acidentes são comuns em crianças pequenas, e os dentes e gengivas podem ser afetados. Ter um dentista familiarizado com o seu filho facilita o atendimento em caso de traumas dentários, evitando assim longas esperas em unidades de atendimento.

Escovando os dentinhos desde cedo

É importante limpar os dentes do bebê desde o início, usando uma escova de dentes macia e pasta de dente com flúor. A quantidade de pasta deve ser do tamanho de um grão de arroz para crianças menores de 3 anos e do tamanho de uma ervilha verde para crianças maiores.

Flúor: um aliado na prevenção da cárie

O creme dental com flúor é a melhor opção para prevenir a cárie. Se a criança engole a pasta de dente, converse com o dentista sobre alternativas.

Aliviando a dor da dentição

Anéis de dentição refrigerados são uma ótima opção para aliviar a dor da dentição. Evite colares e contas de dentição, pois representam risco de asfixia.

Desmame da mamadeira e chupeta

O uso prolongado da mamadeira e chupeta pode interferir no desenvolvimento da mandíbula. Recomenda-se que o desmame da mamadeira seja feito a partir de 1 ano e da chupeta a partir dos 3 anos.

Evite ou limite o consumo de bebidas açucaradas

O consumo excessivo de bebidas açucaradas, como sucos, contribui para a cárie dental. Evite ou limite o consumo e evite oferecê-las em copinhos com canudinho após os 2 anos.
Cuidados com a saúde bucal do seu filho garantem sorrisos saudáveis por toda a vida
Siga estas dicas e consulte um dentista regularmente para garantir a saúde bucal do seu filho.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Baby’s First Tooth? Time for a Visit to the Dentist, O primeiro dente do bebê? É hora de uma visitar o médico dentista

A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

Postado em 21 de março de 2024 por

Categorias: Dicas importantes Sou Paciente

Tags: , ,

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ser uma condição embaraçosa, suas origens permaneciam obscuras até recentemente.

Agora, uma equipe de pesquisadores japoneses da Universidade de Osaka chegou um passo mais perto de desvendar os mistérios do mau hálito, descobrindo os mecanismos moleculares por trás da produção de compostos voláteis malcheirosos na boca.

A Culpa é das Bactérias

A pesquisa, publicada na revista mSystems, revela que a produção de um composto químico chamado metil mercaptano (CH₃SH) por bactérias na boca é a principal causa do mau hálito. O CH₃SH é responsável pelo odor fétido e característico da halitose.

Um Sistema Complexo

Para estudar a produção de CH₃SH em um ambiente mais próximo do real, os cientistas criaram um sistema de cultura bacteriana em laboratório. Esse sistema reproduz as complexas interações entre diferentes espécies bacterianas que coexistem na boca humana.

Interação entre Bactérias

Através do sistema de cultura, a equipe de pesquisa observou que a produção de CH₃SH era significativamente aumentada quando duas espécies bacterianas específicas, Fusobacterium nucleatum e Streptococcus gordonii, interagiam entre si.

  • S. gordonii libera uma substância química chamada ornitina.
  • A F. nucleatum, em resposta à ornitina, aumenta sua produção de CH₃SH.

Implicações para o Tratamento

Embora ainda sejam necessários mais estudos, a descoberta da interação entre S. gordonii e F. nucleatum na produção de CH₃SH abre novas possibilidades para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra o mau hálito.

Prevenção e Tratamento da Doença Gengival

Como a doença gengival está associada ao aumento da produção de CH₃SH, os autores do estudo acreditam que a prevenção e o tratamento da doença gengival também podem ser eficazes no combate à halitose.

Conclusão

A pesquisa da Universidade de Osaka representa um avanço significativo na compreensão das causas do mau hálito. Ao identificar os mecanismos moleculares por trás da produção de CH₃SH, os cientistas abriram caminho para o desenvolvimento de novas e melhores soluções para essa condição embaraçosa.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Interspecies metabolite transfer fuels the methionine metabolism of Fusobacterium nucleatum to stimulate volatile methyl mercaptan production, Science Gets to the Bottom of Bad Breath, Universidade de Osaka

Arma Promissora Contra o Câncer de Boca

Câncer de boca representa um dos desafios de saúde atuais, gerando uma necessidade urgente de abordagens terapêuticas inovadoras. Em busca de soluções para combater este tipo de câncer, pesquisas recentes têm se concentrado em explorar o potencial da hesperidina, um composto natural presente nas frutas cítricas.

Desvendando o Potencial Anticancerígeno da Hesperidina

Um estudo recente, realizado em colaboração com o Departamento de Bioquímica do Centro de Medicina e Diagnóstico Molecular (COMManD) da Faculdade de Odontologia e dos Hospitais Saveetha, investigou o potencial anticancerígeno da hesperidina em células de câncer oral humano (linha celular KB). Utilizando métodos avançados, como o ensaio MTT para avaliar a inibição do crescimento celular, análise de expressão gênica por RT-PCR em tempo real e análise de acoplamento molecular ‘in silico‘, a equipe de pesquisa obteve resultados promissores que destacam a hesperidina como um agente terapêutico potencial no tratamento do carcinoma oral. ‘In silico‘ é uma expressão usada no âmbito da simulação computacional e áreas correlatas para indicar algo ocorrido “em ou por meio de uma simulação computacional”.

Efeito Citotóxico Dependente da Dose

A pesquisa demonstrou que a hesperidina exerce um efeito citotóxico nas células cancerígenas orais de forma dependente da dose. Isso significa que quanto maior a concentração de hesperidina utilizada, maior o efeito de inibição do crescimento celular. A concentração inibitória 50 (IC50) da hesperidina para as células KB foi de 50 μM, indicando seu potencial no combate ao câncer oral.

Regulação da Expressão Gênica

O estudo também revelou que a hesperidina modula a expressão de genes relacionados à inflamação e à apoptose (morte celular programada). A hesperidina promoveu a regulação positiva de proteínas como BAX, que favorece a morte celular, e a regulação negativa de proteínas como NF-κB, IL-1β, TNF-α e IL-6, que estão envolvidas no crescimento e na inflamação das células cancerígenas.

Interações de Ligação com Proteínas Reguladoras da Apoptose

A análise de acoplamento molecular mostrou que a hesperidina se liga a proteínas que controlam a apoptose, como Bcl-2 e Bax. Isso sugere que a hesperidina pode atuar de diferentes maneiras para combater o câncer bucal:

  • Induzindo a morte celular programada nas células cancerígenas;
  • Influenciando proteínas que promovem a inflamação e o crescimento de células cancerígenas.

Considerações e Perspectivas Futuras

Embora o estudo apresente resultados animadores, é importante considerar que ainda são necessárias pesquisas adicionais para confirmar o potencial da hesperidina no tratamento do carcinoma oral. Testes in vivo em modelos animais de câncer oral são essenciais para avaliar a eficácia da hesperidina em um contexto mais complexo.

Apesar das limitações, as descobertas deste estudo abrem novos caminhos para a investigação e desenvolvimento de terapias mais eficazes para o carcinoma oral. A hesperidina surge como uma arma promissora na luta contra este tipo de câncer, oferecendo esperança para pacientes e profissionais da odontologia.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Hesperidin Inhibits Oral Cancer Cell Growth via Apoptosis and Inflammatory Signaling-Mediated Mechanisms: Evidence From In Vitro and In Silico Analyses, La hesperidina como precursor en la lucha contra el cáncer oral

Novo teste para câncer de boca: mais simples, preciso e acessível

Nova ferramenta inovadora desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago (UIC) pode revolucionar o rastreamento do câncer bucal.

O teste, que utiliza uma escova simples e familiar, oferece uma maneira mais fácil, precisa e acessível de detectar a forma mais comum da doença, o carcinoma espinocelular oral.

O kit de diagnóstico foi criado e patenteado por Guy Adami e Dr. Joel Schwartz da Faculdade de Odontologia da UIC.

Kit de diagnóstico – como funciona

  • Uma pequena escova é usada para coletar amostras de células de lesões potencialmente cancerígenas dentro da boca;
  • A amostra é então analisada em busca de sinais genéticos de carcinoma espinocelular oral.

Vantagens do novo teste em relação às biópsias cirúrgicas tradicionais (padrão atual)

  • Mais simples e menos invasivo: a coleta de amostra de células é feita com uma escova em menos de 1 minuto, sem necessidade de anestesia;
  • Mais preciso: a análise de micro-RNAs oferece uma precisão de mais de 90% na distinção entre tumores e tecido normal;
  • Mais acessível: o teste pode ser realizado em clínicas odontológicas, sem necessidade de recursos especializados;
  • Mais rápido: os resultados podem ser obtidos em poucos dias.

Outras vantagens importantes do novo teste

  • Coleta células epiteliais: as células coletadas são da camada mais externa da boca, o que facilita o processo e torna-o menos desconfortável para o paciente.
  • Direcionamento específico do tecido: o teste coleta células de um único local, permitindo um tratamento mais direcionado.
  • Potencial para diagnóstico de outras doenças bucais: a tecnologia pode ser usada para diagnosticar outras doenças bucais através de suas próprias assinaturas de micro-RNAs.

Os inventores do teste esperam que ele facilite o rastreamento do câncer bucal, especialmente em populações de alto risco. A tecnologia também pode ter aplicações no diagnóstico de outras doenças bucais no futuro.

Existem 600 doenças diferentes que ocorrem na boca, e algumas delas já foram caracterizadas com micro-RNAs”, disse Schwartz. “Poderíamos usar a mesma abordagem e realmente ter um impacto profundo neste tipo de doença.”

Para comercializar o teste, Adami e Schwartz formaram uma empresa chamada Arphion Diagnostics. Eles estão buscando parceiros de negócios para levar o teste às clínicas odontológicas e tornar o diagnóstico precoce do câncer bucal mais acessível a todos.
Este novo teste é uma grande promessa para a luta contra o câncer bucal. Com sua simplicidade, precisão e acessibilidade, ele tem o potencial de salvar muitas vidas.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Brush Biopsy Enables Early Detection of Oral Cancer without Surgery, UIC researchers invent new test for oral cancer screening, Brush biopsy enables early detection of oral cancer without surgery

Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

Busca por um sorriso perfeito se tornou cada vez mais presente em nossa sociedade, impulsionada pela valorização da estética e beleza em geral. O clareamento dental surge como uma opção atrativa para alcançar esse objetivo, mas é importante entender as nuances e diferenças entre os métodos disponíveis para garantir resultados eficazes e seguros.

Publicidade vs. Realidade

Enquanto a publicidade de pastas de dente clareadoras exibe promessas miraculosas, a realidade é que seus agentes clareadores apresentam concentrações baixas. Elas podem auxiliar na remoção de manchas superficiais, mas não oferecem a mesma potência que os tratamentos profissionais realizados em clínicas odontológicas por dentistas.

Eficácia dos métodos de clareamento

  • Tratamentos profissionais: mais eficazes, utilizam agentes clareadores em concentrações mais elevadas e podem ser realizados a laser, com resultados mais rápidos e duradouros;
  • Cremes dentais clareadores: eficácia limitada, atuando principalmente em manchas superficiais. Contêm abrasivos que podem causar sensibilidade e desgaste do esmalte se usados em excesso;
  • Tratamentos caseiros: opção intermediária, supervisionada por um dentista, utiliza moldeiras individualizadas e géis clareadores. A eficácia depende do produto utilizado e da disciplina do paciente.

Segurança e acompanhamento profissional

O uso excessivo de produtos clareadores, mesmo os de uso caseiro, pode trazer efeitos colaterais como sensibilidade, erosão e inflamação gengival. Por isso, a consulta com um dentista é fundamental antes de iniciar qualquer tratamento de clareamento.

Fatores que influenciam o resultado

  • Cor natural dos dentes;
  • Saúde bucal geral;
  • Hábitos alimentares (consumo de café, chá, vinho tinto e cigarros).

Recomendações

  • Priorizar a saúde bucal com boa higiene e visitas regulares ao dentista;
  • Buscar acompanhamento profissional para avaliação e escolha do método de clareamento mais adequado;
  • Manter expectativas realistas sobre os resultados, considerando as limitações de cada método;
  • Adotar hábitos saudáveis para prevenir manchas e preservar a cor natural dos dentes.

Lembre-se

O sorriso perfeito é resultado de uma combinação de fatores, incluindo saúde bucal, estética e hábitos saudáveis. A escolha do método de clareamento deve ser feita com cuidado e acompanhamento do seu dentista para garantir resultados eficazes e seguros.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que eles também possam ter informações precisas sobre o clareamento dentário!

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Blanqueamiento dental: entre la realidad y la publicidad de las pastas dentales

Broto de bambu: esperança natural contra a cárie dentária?

Postado em 7 de março de 2024 por

Categorias: Sou Dentista

Tags: , ,

Cárie dentária é uma preocupação constante para a saúde bucal. Felizmente, pesquisas recentes lançam luz sobre uma possível solução natural para este problema: o extrato do broto de bambu.

Estudo promissor

Um estudo da Sankarachariyar Dental College avaliou o potencial antibacteriano do extrato etanólico de brotos de bambu comparado ao enxaguatório bucal com clorexidina, um padrão na indústria odontológica.

Resultados animadores

O estudo revelou que o extrato de broto de bambu apresentou propriedades antibacterianas comparáveis ​​à clorexidina contra as bactérias Streptococcus mutans (S. mutans) e Lactobacillus acidophilus (L. acidophilus), responsáveis ​​por cáries e outras doenças bucais.

Concentração ideal

A concentração de 60 µg/ml de extrato de broto de bambu mostrou a maior atividade antibacteriana, sugerindo sua potencial aplicação em enxaguantes bucais e cremes dentais.

Benefícios potenciais

  • Prevenção e controle de cáries dentárias;
  • Promoção da saúde bucal;
  • Alternativa natural aos enxaguantes bucais convencionais.

Próximos passos

Mais pesquisas, incluindo estudos clínicos com uma amostra maior da população, são necessárias para confirmar e expandir esses resultados.

Concluindo

O extrato de broto de bambu surge como uma promessa natural para a saúde bucal. Sua eficácia comparável à clorexidina abre caminho para novas alternativas na luta contra a cárie dentária e outras doenças bucais.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Comparison of the Antibacterial Efficacy of Bamboo Shoot Ethanol Extract With Chlorhexidine Mouth Rinse Against Salivary Streptococcus mutans and Lactobacillus acidophilus: An Ex Vivo Study

Osteoporose e falha de implante dentário

O envelhecimento progressivo da população atual implica um aumento da prevalência e do impacto de diversas doenças, incluindo a osteoporose. A terapia com implantes está muito difundida, pelo que conhecer os efeitos da perda óssea em Implantodontia é de grande importância.

Objetivo

O objetivo desta revisão bibliográfica foi avaliar o risco de falha do implante em pacientes com osteoporose.

Metodologia

Foi realizada uma revisão da literatura para identificar artigos publicados desde setembro de 2008. Finalmente, foram selecionados 6 artigos para análise. A base de dados PubMed/Medline foi utilizada.

Resultados

Os resultados dos seis artigos selecionados concluíram que os implantes em pacientes com osteoporose sistêmica apresentam o mesmo risco de falha a longo prazo que aqueles em pacientes sem osteoporose.

Concluindo

Os resultados dessa revisão sugerem que a osteoporose não é um fator de risco significativo para a falha do implante. No entanto, são necessários mais estudos com variáveis ​​padronizadas para confirmar esses resultados.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Osteoporosis y fracaso de implantes dentales

Batom protetor: a solução para o herpes labial

Postado em 29 de fevereiro de 2024 por

Categorias: Sou Paciente

Tags: , , , ,

Batom antimicrobiano com cranberry que pode prevenir o herpes labial. Natural, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Católica de Valência. O produto não se destina apenas em realçar a beleza, mas também oferece defesa contra vírus, bactérias e fungos que entram pela boca.

Fórmula de proteção

A fórmula do batom antimicrobiano combina ingredientes como cranberry, manteiga de karité, vitamina E, provitamina B5, óleo de babaçu e óleo de abacate. A sinergia desses componentes resulta em um produto capaz de proporcionar proteção sólida contra microrganismos nocivos.

Eficácia

Os cientistas realizaram testes de eficácia com diversos microrganismos prejudiciais à saúde. O batom antimicrobiano demonstrou a capacidade de destruir vírus em apenas um minuto de contato, incluindo o SARS-CoV-2, causador da COVID. Também foi eficaz contra diferentes cepas bacterianas, incluindo um variante causadora de tuberculose. Além disso, o batom conseguiu inativar fungos em até cinco horas de contato.

Aplicações

O batom antimicrobiano apresenta-se como uma defesa contra doenças como o herpes labial ou a mononucleose infecciosa. Além disso, os especialistas destacam a importância desse avanço na proteção individual e na prevenção de doenças bucais.

Concluindo

O batom antimicrobiano com cranberry é uma inovação na proteção individual. O produto combina ingredientes naturais com eficácia comprovada contra diversos microrganismos nocivos, incluindo o herpes labial. Com essa combinação, ciência e beleza se unem para proporcionar maior segurança no nosso dia a dia.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: Antimicrobial Lipstick: Bio-Based Composition against Viruses, Bacteria, and Fungi, Investigadores desarrollan un pintalabios que puede prevenir el herpes labial

Biomaterial para regeneração óssea

Postado em 26 de fevereiro de 2024 por

Categorias: Sou Dentista

Tags: , ,

Imagine um futuro onde a reparação de ossos danificados no âmbito da odontologia utilize uma fonte prontamente disponível e ecologicamente sustentável: cascas de ovo!
Pesquisa recente vem explorando ativamente o potencial das membranas da casca do ovo, a película fina que reveste o interior da casca do ovo, como biomaterial para a regeneração óssea.

Cascas de ovo: mais do que apenas embalagem

  • Biocompatibilidade: a MCO integra-se prontamente ao tecido ósseo existente, minimizando a rejeição e a inflamação;
  • Osteocondutividade: atua como uma estrutura, orientando e apoiando o crescimento de novas células ósseas.
  • Função de barreira: a MCO pode prevenir o crescimento indesejado de tecidos moles, garantindo a formação óssea adequada.
  • Potencial de fator de crescimento: estudos sugerem que a MCO pode conter ou estimular a produção de fatores de crescimento ósseo, melhorando ainda mais a regeneração.

Além das cascas de ovo: o futuro da MCO na odontologia

As aplicações potenciais da MCO em odontologia são interessantes:

  • Regeneração óssea guiada: as membranas da casca do ovo podem ser usadas para reconstruir osso perdido ao redor de implantes dentários ou devido a doenças gengivais.
  • Cirurgia de elevação do seio nasal: MCO pode ajudar a regenerar o osso na mandíbula superior para apoiar a colocação de implantes dentários.
  • Preservação do alvéolo: após a extração do dente, a MCO poderia preencher o alvéolo, preservando o volume ósseo para futura colocação do implante.
  • Capeamento pulpar: a MCO pode proteger a polpa dentária exposta, promovendo sua cicatrização e salvando os dentes.

Desvendando os desafios

Embora promissora, a investigação do MCO está numa fase inicial. Os desafios incluem a padronização dos métodos de processamento, a garantia da estabilidade a longo prazo e a realização de ensaios clínicos maiores.

Sustentabilidade: um bônus delicioso

A utilização do MCO alinha-se com a crescente ênfase na sustentabilidade nos cuidados de saúde. Milhões de ovos são consumidos globalmente, gerando uma abundância de cascas de ovo. A utilização do MCO como biomaterial reduz o desperdício e oferece uma alternativa econômica aos materiais de regeneração óssea existentes.

A membrana da casca do ovo (MCO), que já foi um humilde revestimento da casca do ovo, está emergindo como um potencial divisor de águas na regeneração óssea. Suas propriedades únicas e ecologicamente sustentável são uma promessa imensa para o futuro da odontologia, oferecendo aos pacientes um caminho natural e eficaz para um sorriso saudável.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fontes: La membrana de huevo como biomaterial para la regeneración ósea, Un estudio del CSIC plantea usar la membrana de huevo como material de regeneración ósea

Síndrome da ardência bucal: novo tratamento

Síndrome de Ardência Bucal (SAB) é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas, deixando-as com uma sensação constante de queimação na boca, mesmo na ausência de lesões visíveis.

Essa condição muitas vezes debilitante pode afetar significativamente a qualidade de vida, transformando atividades cotidianas como comer e falar em experiências dolorosas. Para aqueles que lutam contra a SBA, a busca por tratamentos eficazes e toleráveis torna-se fundamental.

Embora existam várias opções de tratamento, desde géis tópicos e enxaguantes até medicamentos sistêmicos, cada uma apresenta limitações. As intervenções tópicas tradicionais são frequentemente limitadas na sua eficácia, enquanto os medicamentos sistêmicos podem provocar efeitos secundários indesejados. É aqui que entra em cena uma nova opção de tratamento: solução tópica de gabapentina.

Gabapentina tópica: uma abordagem direcionada

A gabapentina, originalmente desenvolvida para epilepsia e dor neuropática, atua interagindo com vias nervosas envolvidas na transmissão da dor. A sua aplicação tópica para SAB oferece diversas vantagens:

  • Aplicação direta na fonte da dor: ao administrar o medicamento diretamente na mucosa oral afetada, a gabapentina tópica pode atuar localmente, minimizando potencialmente os efeitos colaterais sistêmicos.
  • Risco reduzido de efeitos adversos: em comparação com medicamentos sistêmicos, a aplicação tópica geralmente apresenta menor risco de efeitos colaterais, como tontura ou sonolência.
  • Potencial para melhor adesão: a facilidade de uso e a natureza não invasiva de uma solução tópica podem levar a uma melhor adesão ao tratamento, aumentando sua eficácia.

Promessa antecipada, otimismo cauteloso

Embora a investigação sobre gabapentina tópica para SAB ainda esteja numa fase inicial, os resultados iniciais são encorajadores. Um estudo recente publicado na PLOS One mostrou que uma solução de gabapentina de 250mg/5mL usada como enxaguante reduziu significativamente as sensações de queimação em pacientes com SAB. O estudo também relatou boa tolerabilidade com efeitos colaterais mínimos.

No entanto, é importante notar que este foi um estudo pequeno e retrospectivo, e mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados e estabelecer a eficácia e segurança a longo prazo do uso da gabapentina tópica. Além disso, embora as intervenções tópicas possam ser promissoras, podem não ser adequadas para todos os pacientes com SAB.

Seguindo em frente: esperança de alívio

O surgimento da gabapentina tópica marca um avanço promissor no tratamento da SAB. Embora sejam necessários ensaios maiores e controlados para estabelecer conclusivamente a sua eficácia, os dados iniciais pintam um quadro de alívio potencial para aqueles que vivem com esta condição desafiadora. Se pesquisas futuras continuarem a mostrar resultados positivos, a gabapentina tópica poderá se juntar ao arsenal de opções terapêuticas disponíveis para pacientes com SAB, oferecendo uma abordagem segura e eficaz para o manejo da dor em queimação.

Para aqueles que lutam contra a SAB

Lembre-se, você que sofre de SAB não está sozinho. Procure orientação do seu dentista ou médico para explorar todas as opções de tratamento disponíveis, incluindo gabapentina tópica. Juntos, vocês podem encontrar o caminho para controlar seus sintomas e recuperar uma melhor qualidade de vida.

Isenção de responsabilidade

Esta postagem do blog é apenas a título informativo e não deve ser interpretada como aconselhamento odontológico ou médico. Sempre consulte seu dentista ou médico para diagnóstico e tratamento de qualquer condição de saúde.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Topical gabapentin solution for the management of burning mouth syndrome: A retrospective study

Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

Postado em 19 de fevereiro de 2024 por

Categorias: Sou Paciente

Tags: , ,

Perda de dentes não é apenas um revés físico — também pode ter um impacto surpreendente na saúde mental. Um novo estudo revelou uma ligação preocupante entre edentulismo (perda total ou parcial dos dentes) e depressão em adultos de meia-idade e mais velhos.

Aqui no blog já destacamos em outro artigo a conexão entre a perda de dentes e outros problemas de saúde.
Essa descoberta esclarece como aspectos aparentemente não relacionados da nossa saúde podem estar profundamente interligados e sublinha a importância dos cuidados holísticos (cuidados que abrangem o espectro global das necessidades de saúde), especialmente à medida que envelhecemos.

O estudo

O estudo, publicado no Journal of Oral Rehabilitation, observou que:

Pessoas com edentulismo tinham mais probabilidade de apresentar sintomas depressivos do que aquelas com dentes saudáveis.

Dificuldades de mastigação: um dos principais desafios associados à perda dentária, mediaram parcialmente a associação entre edentulismo e depressão. Isto significa que a dificuldade em mastigar os alimentos — uma frustração diária para muitos que têm dentes perdidos — contribuiu para sentimentos associados à depressão.

Essa ligação era particularmente forte entre mulheres e moradores de áreas rurais.

Por que a perda de dentes teria tanto impacto no humor?

Os pesquisadores propõem várias explicações possíveis:

  • Isolamento social: O edentulismo pode afetar a autoconfiança e causar dificuldade para falar e sorrir, podendo fazer com que as pessoas se afastem de atividades e relacionamentos sociais.
  • Dor e desconforto: A dor crônica causada por problemas dentários pode afetar significativamente a qualidade de vida e o humor.
  • Deficiências nutricionais: A dificuldade de mastigar pode levar à ingestão inadequada de certos nutrientes, afetando a saúde mental.
  • Preocupações com a imagem corporal: A falta de dentes pode afetar a autopercepção e contribuir para sentimentos de vergonha ou baixa autoestima.

Importantes conclusões do estudo

  • Exames odontológicos regulares e uma boa higiene bucal são essenciais para a saúde e o bem-estar geral.
  • Não ignore a perda dentária e seu impacto potencial na sua saúde mental.
  • Procure aconselhamento profissional e explore opções de substituição dentária para melhorar seu bem-estar físico e emocional.
  • A interação social e o apoio são cruciais para a saúde mental, especialmente para os adultos mais velhos.
  • Incentive as pessoas com edentulismo a manter conexões sociais e a procurar ajuda se estiverem lutando contra a depressão.

Lembre-se de que perder dentes não significa perder necessariamente a esperança. Ao priorizar a saúde bucal e buscar apoio, podemos capacitar a nós mesmos e aos nossos entes queridos para desfrutar de uma vida saudável e plena, mesmo diante de desafios.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Chewing difficulties mediated association between edentulism and depressive symptoms among middle aged and older population

Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

Sugestões de leitura

Loren Ipsun

Fuga ex ut voluptatibus. In rerum quos nulla recusandae tempore optio corrupti. Ea sit minus dolore et consequatur illo illum temporibus. Consequatur excepturi vel dolorum neque.

Loren Ipsun

Fuga ex ut voluptatibus. In rerum quos nulla recusandae tempore optio corrupti. Ea sit minus dolore et consequatur illo illum temporibus. Consequatur excepturi vel dolorum neque.

Loren Ipsun

Fuga ex ut voluptatibus. In rerum quos nulla recusandae tempore optio corrupti. Ea sit minus dolore et consequatur illo illum temporibus. Consequatur excepturi vel dolorum neque.

Loren Ipsun

Fuga ex ut voluptatibus. In rerum quos nulla recusandae tempore optio corrupti. Ea sit minus dolore et consequatur illo illum temporibus. Consequatur excepturi vel dolorum neque.

Loren Ipsun

Fuga ex ut voluptatibus. In rerum quos nulla recusandae tempore optio corrupti. Ea sit minus dolore et consequatur illo illum temporibus. Consequatur excepturi vel dolorum neque.

Loren Ipsun

Fuga ex ut voluptatibus. In rerum quos nulla recusandae tempore optio corrupti. Ea sit minus dolore et consequatur illo illum temporibus. Consequatur excepturi vel dolorum neque.

Que tal você se juntar aos nossos clientes e se tornar um case de sucesso também?