Líquidos que podem acelerar a erosão dental

Ingerir bebidas ácidas como chás de frutas e águas com sabores pode vir a acelerar a erosão dos dentes e danificar o esmalte dentário. A conclusão consta de um estudo recentemente publicado por uma equipe de pesquisadores do King’s College, em Londres, e revela também que a ingestão deste tipo de bebidas entre as refeições bem como ingeri-las em quantidade e por um tempo mais prolongado aumenta o risco de erosão dental.

O estudo analisou a dieta de cerca de 300 pessoas com erosão dentária severa e mostra que o problema se agrava nas pessoas que consomem mais dessas bebidas entre as refeições. Sucos de fruta naturais, chás de frutas, bebidas açucaradas e águas com sabores, por outro lado, são, de acordo com os pesquisadores, os grandes responsáveis na aceleração deste processo.

O que pode agravar a erosão dental

Importante ainda dizer que, de acordo com o estudo, a erosão dentária é mais grave nas pessoas que saboreiam as bebidas durante mais tempo antes de as engolir. Além disso, o estudo indica que as pessoas que bebem água com, por exemplo, uma rodela de limão ou chás de frutas entre refeições têm até 11 vezes mais chance de vir a sofrer de erosão dentária severa ou moderada.

Mais detalhes desse estudo pode ser obtido aqui.

Dentalis Software – organização, eficiência e qualidade – tudo o que você quer para o seu consultório

Deixe uma resposta