Medicamento que pode afetar o sucesso de cirurgias de implantes dentários

Os bifosfonatos podem afetar o sucesso das cirurgias de colocação de implantes dentários. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica “Journal of Oral Implantology” que se focou na utilização de bifosfonatos por pacientes no tratamento condição de perda óssea e no seu efeito na qualidade da mandíbula.

O estudo do Kanagawa Dental University Hospital e da Tokyo Medical and Dental University contou com uma amostragem de 25 mulheres com 60 ou mais anos de idade que foram diagnosticadas com osteoporose e que foram submetidas a cirurgias de implantes dentários na mandíbula entre janeiro de 2010 e março de 2013.

Metodologia

As pacientes foram divididas em dois grupos: o primeiro com 11 pacientes que estavam tomando bifosfonatos há mais de um ano e o segundo com 14 pacientes a quem tinha sido subscrito um tratamento à base de hormônios.

As mandíbulas dos pacientes dos dois grupos foram comparadas com recurso a tomografias computadorizadas para analisar a densidade mineral óssea, a espessura cortical do osso e os efeitos da duração da terapia à base de bifosfonatos nestes dois fatores.

Resultados

Os resultados agora divulgados mostram que no grupo de pacientes que estavam ingerindo bifosfonatos, 11 pacientes, com um total de 25 implantes dentários, tiveram três implantes dentários falhos (11,1%). No caso dos pacientes que não estavam fazendo uso de terapias à base de bifosfonatos todos os implantes não apresentaram quaisquer problemas.

Além disso, os resultados mostram que o grupo de pacientes que estava fazendo terapia com bifosfonatos tinha uma densidade mineral óssea superior aos pacientes do outro grupo. Já os pacientes em tratamento com bifosfonatos há mais tempo tinham uma espessura cortical do osso superior aos pacientes restantes.

Deixe uma resposta