Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Novo exame promete detecção de qualquer tipo de vírus

    Pesquisadores anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de exame que seria capaz de detectar praticamente qualquer vírus que infecta pessoas e animais.
     
    Se chegar a ser amplamente o usado, o novo exame poderá acabar com o famoso “diagnóstico” de virose, que nunca especifica o que causa o mal-estar – neste caso, o laboratório conseguiria indicar precisamente o vírus que causa a infecção, permitindo que o médico receite tratamentos mais direcionados.
     
    Hoje, cada exame testa a presença de um tipo específico de vírus: um exame para detectar o vírus ebola não irá detectar o vírus da dengue, por exemplo.
     
    Rede para vírus
     
    “Com este teste, você não tem que saber o que você está procurando,” disse Gregory Storch, da Universidade de Washington (EUA).
     
    “Ele lança uma rede grande e pode detectar com eficiência vírus que estão presentes em níveis muito baixos. Acreditamos que o teste será especialmente útil em situações onde o diagnóstico permanece indefinido após o teste-padrão ou em situações em que a causa de um surto de doença é desconhecida,” completou o pesquisador.
     
    Os exames virais atuais não são sensíveis o suficiente para detectar baixos níveis de partículas virais, ou se limitam a tentar detectar apenas os vírus suspeitos de serem responsáveis pela doença de um paciente.
     
    Domínio público
     
    Os pesquisadores estão colocando a tecnologia que desenvolveram disponível publicamente para cientistas e médicos de todo o mundo, a fim de beneficiar os pacientes e novas pesquisas.
     
    Contudo, ainda estão em andamento estudos adicionais para validar a precisão do teste, de forma que ainda poderão se passar alguns anos antes que ele se torne disponível nos laboratórios clínicos.
     
    ViroCap
     
    O novo teste – chamado ViroCap – pode detectar vírus não encontrados por testes-padrão baseados no sequenciamento do genoma.
     
    O exame sequencia e detecta os vírus nas amostras dos pacientes e é tão sensível quanto o ensaio considerado padrão ouro do campo, chamado PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), amplamente usado nos laboratórios clínicos. No entanto, mesmo os ensaios de PCR mais amplos só conseguem rastrear cerca de 20 vírus semelhantes ao mesmo tempo.
     
    O ViroCap poderia ser utilizado para detectar focos de vírus mortais, como Ebola, Marburg e SARS (síndrome respiratória aguda grave), bem como os vírus mais comuns, incluindo o rotavírus e o norovírus, ambos causas de infecções gastrointestinais.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema