Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Novos materiais são mais resistentes à pigmentação do café, chás e vinho

    Com o desenvolvimento de novos materiais e tecnologia em odontologia, expectativas de durabilidade e restaurações esteticamente agradáveis vem aumentando. Em um estudo recente, pesquisadores da Tailândia e Japão investigaram a forma como diferentes materiais de restauração foram sensíveis à descoloração do café.

    Deixar uma impressão duradoura pode ser desejável em uma entrevista de emprego, mas certamente não é aquilo que se quer a partir do café da manhã. Tal como os dentes naturais e materiais restauradores são suscetíveis a descoloração de certos alimentos e bebidas com altas propriedades de pigmentação, incluindo café, chá e vinho tinto. A fim de evitar a descoloração da superfície ao longo do tempo, a qualidade é portanto essencial para o sucesso do tratamento restaurador.

    Novos blocos CAD/CAM de resina composta são industrialmente polimerizados sob parâmetros normalizados em alta temperatura e pressão para alcançar ótimas propriedades no nível microestrutural e um alto grau de conversão. Como resultado, as características do material melhorou em comparação direta com resina composta reparadora.

    No estudo pesquisadores da Tokio Medical and Dental University no Japão e a Chulalongkorn University em Bangkok possuem como objetivo avaliar a forma como modernos blocos de materiais de resina composta desenvolvidos para sistemas CAD/CAM reagem à exposição de café em comparação com materiais resinosos convencionais.

    Metodologia do estudo

    Os pesquisadores mediram a mudança de cor em oito blocos CAD/CAM, incluindo cinco blocos de resina composta (Bloco HC, Shofu; CERASMART, GC; GRADIA Block, GC; KZR-CAD Hybrid Resin Block, Yamamoto Precious Metal; Lava Ultimate, 3M ESPE), um bloco hibrido de cerâmica (VITA ENAMIC, Vita Zahnfabrik), um bloco de PMMA (Telio CAD, Ivoclar Vivadent) e um bloco de cerâmica de feldipato (VITABLOCS Mark II, Vita Zahnfabrik), e de quatro resinas compostas convencionais. Este último incluído um compósito híbrido (CLEARFIL AP-X, Kuraray), um compósito micro-filled (Durafill VS, Kulzer) e dois nano-compósitos híbridos (ESTELITE SIGMA QUICK, Tokuyama Dental; Filtek Supreme Ultra, 3M ESPE).

    Eles criaram discos de 10 mm a partir de cada um dos materiais restauradores e então calculada a cor inicial dos discos de medições antes de colocá-los em uma solução de café instantâneo que foi trocado diariamente. As alterações de cor foram avaliadas após um dia, uma semana e um mês.

    Os resultados mostraram que a solução de café descoloriu significativamente todos os discos ao longo do tempo; no entanto, materiais CAD/CAM foram geralmente menos afetados do que os materiais convencionais de resina. Após um mês, a mudança de cor dos blocos de resina composta CAD/CAM e compostos restaurativos variou de 1,6 a 3,7 e de 2,1 para 7,9, respectivamente. De acordo com os pesquisadores, apenas um material, Durafill VS, não foi significativamente mais descolorido após um mês do que após um dia.

    No entanto, testando se a manchas de café são removíveis através de polimento, a cor de todos os materiais, exceto para o bloco GRADIA, foi restaurada após polimento com pasta profilática por 20 segundos. Dos compostos de resina convencionais, a Durafill e a Filtek Supreme Ultra ainda apresentavam alguma perceptível descoloração depois do polimento.

    Os autores notaram que, devido ao design do estudo in vitro, é desconhecido como fatores externos, incluindo escovação de dente regular, pode afetar a longo prazo a descoloração dos materiais quando utilizado em pacientes. Eles referiram ainda que um mês de imersão pode ter exagerado os resultados para além do que seria visto como in vivo, mergulhando materiais em café por uma semana é o equivalente a cerca de sete meses de consumo de café.

    O estudo intitulado “Descoloração dos diversos blocos CAD/CAM após imersão em café”, foi publicado na edição de fevereiro da Restorative Dentistry and Endodontics Journal.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...