O que os dentes podem contar sobre a saúde de uma pessoa

Os dentistas costumam alertar com frequência do quanto importante é manter uma boa saúde bucal para ter uma ‘saúde de ferro’.
Além do óbvio, a saúde dos dentes ainda tem muito a dizer sobre a saúde do organismo de uma forma geral. Aparentemente, mais do que se imagina!

Um artigo recentemente publicado pelo International Business Times informa que além de ser a primeira coisa em que a maioria das pessoas observa quando conhece alguém, o ‘sorriso’ oferece também várias pistas sobre o estado de saúde de um paciente.

A saúde óssea, por exemplo, é frequentemente é uma das mais afetadas por uma má saúde oral, especialmente a mandíbula, cuja erosão muitas vezes se manifesta em perda dentária e dor.

Corpo e Mente

O estado da saúde mental, por outro lado, também pode se manifestar em problemas dentários e orais. O bruxismo é um desses casos, estando associado a determinados estados mentais e características de personalidade. De acordo com vários estudos, as pessoas que sofrem da patologia tendem a ser mais agressivas, competitivas e, sobretudo, mais ansiosas, com 70% das pessoas que padecem de bruxismo a sofrerem também de stress e problemas de ansiedade.

A publicação ainda relata que o estado da saúde bucal pode permitir avaliar o risco para o desenvolvimento de demência. Por exemplo, perda dentária antes dos 35 anos pode ser considerada um fator de risco para a doença de Alzheimer.

Deixe uma resposta