Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    O que são viroses e como elas aparecem

    Rigorosamente falando, virose é toda doença causada por vírus. Genericamente, costuma-se chamar de “virose” quando não se consegue identificar o vírus específico. Por outro lado, trata-se a doença pelo seu nome específico quando ele é conhecido (por exemplo: sarampo, catapora, dengue, etc.). Essas doenças englobam patologias muito simples, como uma gripe ou uma verruga, até outras muito graves e talvez mortais, como a AIDS e as infecções causadas pelo vírus Ebola.

    Outras doenças viróticas comuns são o herpes simples, a hidrofobia, a poliomielite, a mononucleose infecciosa, certas formas de diarreias, de conjuntivite, de pneumonia, de meningite e de hepatite.

    Os vírus são seres que não chegam a formar células e por isso não têm uma vida própria. Todo vírus só sobrevive no interior de uma célula (humana, animal ou vegetal), parasitando-a, e aí pode dar rápida origem a uma grande quantidade de novos vírus diferentes dos originais, mediante um processo que se chama mutação. O vírus causa uma grande alteração do metabolismo celular podendo, inclusive, matar a célula. Fora de uma célula, o vírus não guarda nenhuma das propriedades vitais: não cresce, não se multiplica, não reage a estímulos, etc.

    Como os vírus são transmitidos?

    Alguns vírus só são transmitidos por meio de seringas e agulhas contaminadas, contatos sexuais e contato com sangue contaminado. Outros vírus se transmitem por vários meios, como uso comum de vasilhas ou objetos, água e secreções contaminadas.

    A incubação do vírus dura de 5 a 7 dias, período no qual a pessoa infectada não apresenta sintomas. Indivíduos infectados, mesmo em fase ainda assintomática ou de recuperação, são transmissores, o que facilita a disseminação das viroses.

    Quais os sintomas das viroses?

    Os sintomas das viroses são mais ou menos comuns a todas, mas há nuances que as diferenciam segundo o tipo de vírus e o local do corpo que afetam. O início das viroses geralmente é agudo, com aparecimento de febre alta, calafrios, dores de cabeça, anorexia, náuseas, dores abdominais, dor de garganta e prostração. Em alguns casos aparecem, depois do quinto ao sétimo dias, manifestações hemorrágicas que podem evoluir para a morte.

    No verão, são muito comuns as viroses gastrointestinais, cujos sintomas mais comuns são: diarreia, vômito, dores no corpo, dores nas articulações, dores abdominais, tosse e febre. Em geral esse quadro dura de três a cinco dias. Na maioria das vezes os sintomas desaparecem em 48 a 72 horas.

    Deve-se estar atento para a possibilidade das viroses propiciarem a ocorrência de infecções bacterianas, complicando-se com os sintomas delas. Isso ocorre, pois uma infecção viral pode debilitar temporariamente o organismo, criando uma oportunidade para o crescimento bacteriano, levando a uma nova infecção.

    Quem tem mais viroses?

    As crianças e os idosos são mais susceptíveis a este tipo de infecção, pois ou não tem um sistema imunológico totalmente desenvolvido ou ele já não responde mais como deveria.

    Qual o tratamento das viroses?

    As medicações utilizadas nas viroses ainda são pouco eficazes. Muitas viroses desaparecem espontaneamente. Para cada caso aconselham-se providências diferentes. Devem ser tomados os cuidados sintomáticos cabíveis para cada um deles como repouso, hidratação e alimentação adequadas, controle da temperatura, prevenção de infecções bacterianas, etc.

    O médico deve sempre ser consultado para sugerir a terapêutica mais adequada. Como algumas viroses são altamente contagiosas, certas providências preventivas são recomendáveis, como não partilhar utensílios, lavar as mãos antes das refeições ou depois de ir ao banheiro, evitar ambientes fechados, dentre outras.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...