Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Obesidade e fator genético podem contribuir na progressão da doença periodontal

    Estudos indicaram que indivíduos com alto Índice de Massa Corporal (IMC) são mais propensos a desenvolver doença periodontal do que os demais. Estar com sobrepeso ou obeso pode afetar negativamente a resposta à terapia periodontal não cirúrgica. Em concordância a essas descobertas, um estudo recentemente publicado tem sugerido que pacientes com sobrepeso ou obesos, em particular do sexo masculino, que carregam uma variante genética específica possuíram o risco de desenvolver periodontite ainda mais aumentado.

    Com o objetivo de avaliar se padrões específicos de variantes genéticas da interleucina (IL-1), conhecido por afetar a severidade da periodontite, influenciam a associação entre obesidade e progressão subsequente da periodontite, o DNA foi coletado em 292 homens (com idade de 29–64 anos) . Os participantes tiveram parâmetros dental e antropométrico coletados em examinações múltiplas, aproximadamente a cada três anos por até 27 anos.

    Genética, obesidade e doença periodontal

    A análise mostrou interações significativas entre as variações genéticas da IL-1 e traços relacionados à obesidade no prognóstico de progressão da doença periodontal. Participantes que eram obesos e IL1 positivos foram 70 por cento mais propensos a vivenciar a progressão da doença periodontal do que os que não apresentavam esses fatores de risco.

    “Este estudo fornece mais evidência de que pacientes obesos e de sobrepeso com IL-1 positivo serão beneficiados em caso de acompanhamento dentário mais intensivo”, disse Mark B. Carbeau, CEO da Interleukin Genetics. “Com base nestas descobertas estamos incluindo ferramentas expandidas de educação e compromisso para esta população de alto risco em nosso produto”, ele acrescentou.

    O estudo foi conduzido na Universidade de Boston na Escola de Medicina Dentária Henry M. Goldman com a colaboração da Interleukin Genetics, uma empresa de ciências da vida especializando-se na genética da inflamação crônica. Ela desenvolve e comercializa uma linha de testes genéticos para doenças crônicas e condições relacionadas à saúde, como o PerioPredict, um teste genético de suscetibilidade à doença periodontal apresentado ao mercado em 2013.

    O estudo, intitulado “Influence of obesity on periodontitis progression is conditional on IL-1 inflammatory genetic variation”, foi publicado on-line em 19 de Agosto na revista Journal of Periodontology, uma publicação oficial da Academia Americana de Periodontologia.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema