Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Relação entre bruxismo e o insucesso nos implantes

    Milhões e milhões de pessoas são afetadas pelo bruxismo mundo afora, uma perturbação comum que provoca sérios danos na dentição e nas restaurações dentárias. As conclusões de um novo estudo, realizado na Universidade de Malmö (Suécia) indicam que ranger os dentes ou cerrar o maxilar de forma excessiva pode estar associado a um risco mais elevado de insucesso no implante.

    No estudo, a taxa de insucesso nos implantes se mostrou três vezes superior em pacientes com bruxismo do que em pacientes que não sofrem desta perturbação. Buscando esclarecer a associação entre bruxismo e o risco de insucesso em implantologia, os pesquisadores analisaram dados relativos a 3.549 implantes, colocados em 994 pacientes.

    Análise do grupo

    Neste grupo, 56 pacientes (com 185 implantes no total) sofriam de bruxismo. No total registou-se insucesso em 179 implantes. Ao comparar a taxa de insucesso entre pacientes com bruxismo e pacientes sem a patologia, os pesquisadores suecos descobriram que as taxas de insucesso eram 13,0 e 4,6 por cento, respetivamente. Assim, o risco de perder um implante era quase três vezes superior no grupo com bruxismo, conforme o atual estudo.

    A análise revelou ainda que o bruxismo era mais frequente em homens e que as taxas de insucesso eram superiores em implantes curtos e grandes. Outros fatores de risco associados a taxas mais elevadas de insucesso nos implantes foram identificados: tabagismo, diabetes de tipo 2, ingestão de fármacos para o colesterol elevado e hipotiroidismo, antidepressivos e inibidores da bomba de protons.

    Conclusão

    Os pesquisadores concluíram que o bruxismo pode ser associado a um risco aumentado de insucesso nos implantes.
    Contudo, sublinharam que a análise das causas adjacentes, outros fatores de risco, incluindo o comprimento, diâmetro e superfície do implante, hábitos como o tabagismo e a ingestão de determinados fármacos deve também ser levados em conta.

    O estudo, intitulado “ Bruxism and dental implant failures: A multilevel mixed effects parametric survival analysis approach ” foi publicado na edição de novembro de 2017 do Journal of Oral Rehabilitation.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema