Uma estatística preocupante

Cerca de 20% dos pais de crianças com menos de 18 disseram nunca ter levado seus filhos ao dentista para realizar um check-up dentário. A conclusão é um estudo da Federação Mundial de Odontologia (FDI), realizado em dez países, e revela que apenas 13% dos pais de crianças com 18 ou menos anos as levaram ao dentista antes do seu primeiro aniversário.

24%, por sua vez, revela ter levado seus filhos ao dentista entre o seu primeiro ano de vida e os três anos, enquanto 22% informa só ter levado os seus filhos ao dentista entre os quatro e os seis anos de idade.

Estes dados foram revelados pela FDI no Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), que este ano teve como tema ‘Say Ahh’ ‘Diga Ahh’, uma campanha para encorajar as pessoas a fazer uma conexão entre a sua saúde bucal e a saúde geral e bem-estar.

Prevenção: sempre o melhor remédio

Edoardo Cavalle, Task Team Chair do Dia Mundial da Saúde Oral, explica que “’Say Ahh’ é uma frase frequentemente utilizada por dentistas e médicos durante check-ups. Convida as pessoas a abrir a boca para serem examinadas e espelha a noção de que a boca reflete o organismo e a saúde em geral. Queremos que as pessoas entendam a ligação entre a boca e o corpo porque quanto mais informadas estiverem acerca do impacto da saúde bucal na saúde em geral, mais probabilidade terão de adotarem rotinas de cuidados preventivos”.

Nos próximos anos, as iniciativas promovidas pela FDI no Dia Mundial da Saúde Oral irão bucar educar a população para a importância de manter uma boa saúde bucal como forma de manter a saúde e a qualidade de vida, demonstrando a ligação entre as doenças orais e patologias como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e alguns tipos de câncer.

Dentalis Software – colabora com o seu sorriso e de seus pacientes

Deixe uma resposta