Doenças periodontais e periimplantares: nova classificação
A Academia Americana de Periodontologia (AAP) e a Federação Europeia de Periodontologia (EFP) criaram uma nova classificação para doenças e condições periodontais e periimplantares. De acordo com a Gaceta Dental, o novo sistema pretende ser “uma ferramenta útil e prática para melhorar o tratamento dos pacientes a nível mundial e um aliado para o desenvolvimento de futuras pesquisas”.
A publicação explica ainda que as dificuldades e limitações de aplicação do anterior sistema de classificação, assim como os conhecimentos científicos atualmente existentes em matéria de Periodontologia, fizeram com que se tornasse urgente uma mudança de modelo.
Novidades
Uma das principais novidades deste sistema de classificação é que, pela primeira vez, desaparecem as classificações periodontite crônica e agressiva e passa-se a falar de periodontite em vários estádios, de acordo com a severidade e complexidade da doença, e com base em fatores locais, assim como por graus [vide nas imagens a seguir].
Outra das novidades mais importantes é a introdução e definição das doenças periimplantares dentro da classificação de doenças periodontais. O novo sistema aborda ainda as condições com repercussões periodontais, nomeadamente das lesões periodontais agudas.
Periodontite estágios
Periodontite graus
The post Doenças periodontais e periimplantares: nova classificação appeared first on Dentalis Software.