Consultórios odontológicos: dicas de limpeza
Manter seu consultório odontológico limpo e desinfetado é essencial para prevenir a propagação de infecções e garantir a segurança de seus pacientes e funcionários.
As superfícies ambientais em uma instalação odontológica podem ser classificadas em dois tipos: superfícies de contato clínico e superfícies de limpeza.
As superfícies e suas diferenças
As superfícies de contato clínico são todas as superfícies tocadas regularmente durante os procedimentos odontológicos, como maçanetas, interruptores, equipamentos de radiografia odontológica, computadores, puxadores de gavetas e torneiras.
Essas superfícies devem ser protegidas com barreiras, como filme plástico ou capas, e trocadas entre os pacientes.
Alternativamente, essas superfícies devem ser limpas e desinfetadas com um desinfetante hospitalar de baixo nível ao nível intermediário após cada paciente. Se a superfície estiver visivelmente contaminada com sangue, deve-se usar um desinfetante de nível intermediário.
Superfícies de limpeza são quaisquer superfícies que normalmente não são tocadas durante o atendimento ao paciente, como pisos, paredes, pias e maçanetas. Essas superfícies devem ser limpas e desinfetadas com um desinfetante de baixo nível rotineiramente e quando estiverem visivelmente sujas.
As ferramentas de limpeza, como esfregões e panos, devem ser limpas após o uso e deixadas secar antes de serem reutilizadas ou descartadas se forem de uso único.
As soluções de limpeza devem ser preparadas frescas diariamente conforme as instruções do fabricante. Paredes, persianas e cortinas de janelas em áreas de atendimento ao paciente devem ser limpas quando estiverem visivelmente empoeiradas ou sujas.
A desinfecção e suas classificações
Desinfecção de baixo nível: A desinfecção de baixo nível consegue penetrar apenas através das membranas de bactérias vegetativas e também de destruir vírus lipídicos. Ela não consegue destruir esporos, bacilo da tuberculose e vírus, como da hepatite.
Desinfecção de nível intermediário: A desinfecção de nível intermediário é um processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos, micobactérias, maioria dos vírus e fungos, de objetos inanimados e superfícies. Esse processo precisa destruir todas as bactérias vegetativas, o bacilo da tuberculose, os fungos e os vírus lipídicos e alguns não lipídicos, mas não elimina esporos.
Desinfecção de alto nível: se caracteriza pela eliminação completa de todos os micro-organismos, exceto de alguns esporos bacterianos.
Dicas de limpeza do consultório odontológico
Aqui estão algumas dicas para manter as superfícies ambientais limpas e desinfetadas em seu consultório odontológico:
Mantenha uma bela área de espera, limpa e convidativa para seus pacientes. Limpe sua área de espera regularmente e limpe todas as superfícies, frequentemente tocadas por pacientes ou funcionários, como revistas, cadeiras, mesas e balcões.
Escolha os acessórios corretos para cadeiras odontológicas que sejam fáceis de limpar e desinfetar ou substituir entre cada atendimento. Você pode usar capas de encosto de cabeça, mangas de cadeira, capas de travesseiro e babadores descartáveis para proteger sua cadeira de contaminação.
Trate o pó como uma prioridade, pois a poeira pode abrigar micro-organismos e alérgenos que podem afetar a saúde de seus pacientes. Use um pano úmido ou um aspirador com filtro HEPA para remover a poeira das superfícies, especialmente em áreas de tráfego intenso.
Mantenha seu banheiro limpo, por refletir a atitude de seu consultório em relação à limpeza e atendimento ao paciente. Limpe seu banheiro diariamente e verifique periodicamente se há suprimentos que precisam ser reabastecidos, como papel higiênico, sabonete, toalhas de papel e produtos de higiene.
Seguindo essas dicas, você pode manter suas superfícies ambientais limpas e desinfetadas em seu consultório odontológico, proporcionando um ambiente seguro e confortável para seus pacientes e funcionários.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Environmental office cleaning, o que é desinfecção na odontologia, Resolução-rdc Nº 35, De 16 De Agosto De 2010, Tipos de desinfecção,