Atletas podem apresentar má saúde bucal, saiba porquê
Vários estudos já conseguiram demonstrar que uma má saúde bucal pode afetar a performance dos atletas de elite. Tanto é que existe até quem se dedique em exclusivo à Odontologia Desportiva. Contudo, um estudo realizado por investigadores da University College London revela que um em cada dois atletas de elite britânicos sofrem de problemas dentais que podem prejudicar a sua performance desportiva.
Recorrendo a uma amostra de 350 atletas britânicos de nove esportes olímpicos, a pesquisa submeteu os atletas a exames bucais para determinar o número de cáries dentárias, a existência de erosão dentária e de doenças periodontais. Além disso, cada atleta respondeu a um questionário para avaliar o impacto da saúde bucal na sua performance esportiva e qualidade de vida.
Problemas na saúde bucal: alta incidência
De acordo com o estudo, 97% dos atletas incluídos na investigação revelaram escovar os dentes duas vezes por dia, contudo, 49% tinham cáries dentárias não tratadas e 77% revelaram ter sinais de gengivite.
Os autores do estudo explicam que “a nutrição na prática esportiva depende em grande parte do consumo de produtos à base de hidratos de carbono, que são conhecidos por aumentar a inflamação no organismo e nos tecidos gengivais. Nas atividades em que existem maiores fluxos de ar, como no ciclismo e na corrida, respirar de forma intensa pode secar a mucosa oral e os dentes acabam por perder os benefícios de proteção que a saliva oferece”.
The post Atletas podem apresentar má saúde bucal, saiba porquê appeared first on Dentalis Software.