Implantes e as complicações nos dentes adjacentes
Estudo publicado na Clinical Implant Dentistry se propôs a investigar implantes e as complicações nos dentes adjacentes a implantes na região posterior da cavidade oral.
O estudo utilizou dados clínicos de pacientes tratados com implantes em uma clínica odontológica comunitária durante um período de dez anos.
Esses pacientes foram submetidos a exames clínicos e radiográficos a cada seis meses para avaliar qualquer complicação nos dentes adjacentes aos implantes.72
Os dados foram divididos em dois grupos: um que apresentou complicações e outro sem complicações.
Finalmente, uma análise de regressão logística multivariada foi realizada para investigar a possível correlação entre as complicações e as variáveis verificadas.
O que os resultados do estudo revelaram
Os resultados revelaram o seguinte:
- 16,7% dos pacientes apresentaram complicações nos dentes adjacentes aos implantes
- A cárie secundária foi a complicação mais comum, e fatores como tabagismo e maior número de implantes aumentaram o risco de cárie secundária.
- Foi descoberta uma relação entre osteoporose e fenda dentária e fratura dentária.
- Os homens também eram mais propensos a sofrer fraturas dentárias.
Resumindo
Ao analisar apenas o grupo de pacientes com complicações, observou-se que a idade teve papel significativo na cárie e na mobilidade dentária. Da mesma forma, verificou-se que uma maior distância entre o implante e o dente adjacente foi associada a uma maior incidência de cárie dentária. Esses resultados indicam a importância de um posicionamento correto dos implantes para evitar complicações.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Effect of posterior implant restorations on adjacent teeth and tissues: A case–control study , Restauraciones con implantes y su impacto en dientes y tejidos