Odontologia: tendências para 2018
Nos últimos anos, a odontologia tem registado grandes avanços tecnológicos e a tendência é para que esse processo continue forte em 2018. O número de dentistas no uso de tecnologias digitais cada vez mais avançadas tende a aumentar. De acordo com Bill Warner, do DDS Labs, outras tendências incluem mudanças nas técnicas de marketing digital e na oferta de cuidados de saúde personalizados para o paciente.
Tratamentos mais avançados com recurso a nova tecnologia
Quer seja para restaurações prontas no próprio dia ou para planos de saúde ortodônticos, cada vez mais consultórios vão passar a recorrer à tecnologia CAD/CAM e a impressões digitais. Não só proporciona uma experiência mais confortável para o paciente, como facilita a comunicação e o envio dos arquivos diretamente para os laboratórios de próteses dentárias, reduzindo assim significativamente o tempo de espera.
A tecnologia permite ainda reduzir o número de repetições dos processos e permite analisar as impressões obtidas pelo método digital com mais calma, enquanto o paciente aguarda no consultório.
Tecnologia cone-beam
O contínuo interesse pela implantodontia vai fazer com que cada vez mais consultórios invistam em tecnologia cone-beam, sobretudo numa altura em que os pacientes se mostram cada vez mais informados sobre os riscos e benefícios dos implantes.
Impressoras 3D
Esta é outra tendência que na opinião de Bill Warner vai marcar o ano de 2018, principalmente porque o custo destas novas impressoras 3-D vem se reduzindo, tornando-as acessíveis para as consultórios odontológicas já que são muito eficientes.
Para Bill Warner, as consultórios que optarem por investir nestas novas tecnologias devem ter o cuidado de informar os seus pacientes sobre os novos recursos tecnológicos oferecidos. Além de funcionar como uma ótima estratégia de marketing também ajuda a fidelizar mais pacientes.
Trabalho em conjunto
Há cada vez mais uma tendência para dentistas trabalharem em conjunto e não em consultórios isolados. É uma estratégia que possibilita a divisão de custos na gerência de um consultório, o acesso a um universo maior de clientes e mais capital à disposição para investimento em marketing, coaching e consultoria.
Marketing Digital
Com a crescente importância dos recursos tecnológicos, os pacientes esperam que a consultórios odontológicas disponham de softwares odontológicos que possibilitem o agendamento rápido de consultas além de recursos outros avançados que denotem organização e que possam contribuir com a eficiência e sucesso nos tratamentos.
Uma profissão com maioria de mulheres
A conquista da maioria feminina na Odontologia foi gradativa: há 40 anos, a profissão poderia ser considerada eminentemente masculina, já que 90% dos profissionais eram homens. Ainda no final da década de 90, grande parte dos cirurgiões-dentistas era formada por homens. Atualmente, elas são maioria em 25 dos 27 Estados brasileiros.
A procura pela profissão por parte das mulheres deve-se também à possibilidade de uma jornada de trabalho relativamente flexível, o que permite exercer diversas atividades, sem abrir mão de nenhuma de suas várias atuações.
The post Odontologia: tendências para 2018 appeared first on Dentalis Software.