Descoberto o agente causador das aftas
Um estudo conduzido por pesquisadores do King’s College London e da Universidade de Pittsburgh identificou os mecanismos através dos quais o nosso sistema imune fica a detecta que a Candida albicans, agente causador das aftas bucais, ‘invadiu’ o organismo.
De acordo com o Dentistry Today, o grande responsável, segundo o estudo, é uma toxina peptídea fúngica chamada Candidalysin, que cria orifícios nas células que revestem a cavidade bucal e que é identificada pelo sistema imune.
A infecção da mucosa bucal por aftas ocorre, sobretudo, quando o sistema imune do paciente está comprometido, razão pela qual as crianças são tão suscetíveis às aftas, uma vez que possuem um sistema imune ainda imaturo, assim como os pacientes com HIV e pessoas que fazem uso de imunossupressores, como os pacientes oncológicos.
Sistema imune em dia: melhor proteção
De acordo com os autores do estudo agora publicado, até agora “pouco se sabia sobre como a imunidade a fungos na mucosa oral acontecia”, assim como a causa por trás do fato de este patógeno não se conseguir se desenvolver em humanos saudáveis.
“Para utilizar uma analogia com Game of Thrones, as células epiteliais da mucosa bucal formam uma parede protetora que mantém os invasores da Candida na costa. Patrulhando essa parede estão as células T, que usam a IL-17 como a sua arma para proteger o reino”, explicam os responsáveis pelo estudo.
The post Descoberto o agente causador das aftas appeared first on Dentalis Software.