Risco de demência associado ao uso cumulativo de remédios para azia
Estudo publicado na revista Neurology, em 9 de agosto de 2023, sugere que o uso cumulativo de inibidores da bomba de prótons (IBPs), medicamentos usados para tratar azia, refluxo e outros problemas gastrointestinais, está associado a um aumento no risco de demência. Fazem parte dessa classe de medicamentos o Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, e outros mais.
O que os pesquisadores descobriram
O estudo analisou dados de mais de 5.700 idosos, com média de idade de 75 anos, que inicialmente não tinham demência. Os participantes foram acompanhados por um período médio de 5,5 anos.
Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomaram IBPs por mais de 4,4 anos tiveram um risco 33% maior de desenvolver demência do que aqueles que não tomaram os remédios. O risco foi ainda maior para aqueles que tomaram IBPs por mais de 8,8 anos.
Aspectos adicionais a considerar:
- O estudo analisou apenas pessoas com 45 anos ou mais. Não está claro se os resultados se aplicam aos mais jovens.
- O estudo não analisou o tipo de IBP que as pessoas estavam tomando. É possível que alguns IBPs tenham maior probabilidade de aumentar o risco de demência do que outros.
- O estudo não analisou outros fatores que poderiam contribuir para o desenvolvimento da demência, como tabagismo, obesidade e diabetes.
Como funcionam os IBPs
Os IBPs funcionam bloqueando a produção de ácido no estômago. Isso pode ajudar a aliviar os sintomas de azia, refluxo e outros problemas gastrointestinais. No entanto, os pesquisadores acreditam que o bloqueio prolongado da produção de ácido pode ter efeitos negativos sobre o cérebro.
Inflamação no cérebro
O estudo não conseguiu determinar a causa dessa associação. No entanto, os pesquisadores sugerem que o bloqueio da produção de ácido pode levar à inflamação no cérebro, que pode contribuir para o desenvolvimento de demência.
Mais pesquisas são necessárias
É importante ressaltar que o estudo é apenas observacional, o que significa que não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito. Mais pesquisas são necessárias para confirmar essa associação e entender os mecanismos envolvidos.
Se você estiver tomando IBPs, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do medicamento. Você pode considerar outras opções para tratar azia e o refluxo ácido ou outros problemas estomacais.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet