Periodontite pode elevar risco de morte em pacientes com esta patologia
Foi apresentado recentemente no International Liver Congress, que aconteceu na Holanda, um estudo indicando que a periodontite está associada a um maior risco de mortalidade em pacientes com cirrose.
Esta não é a primeira vez que a periodontite é vista associada a outras patologias e a seu agravamento, mas de acordo com o estudo de pesquisadores do Aarhus University Hospital, na Dinamarca, a periodontite severa pode ter impacto no risco de mortalidade dos pacientes com cirrose, uma doença do fígado que causa danos permanentes e, em muitos casos, leva à morte.
A pesquisa
Dessa pesquisa fizeram parte 184 pacientes, 44% dos quais sofriam de periodontite severa. Durante o período de um ano em que os pesquisadores fizeram o acompanhamento dos pacientes, cerca de metade faleceu, com o estudo indicando que a periodontite severa estava associada a um risco maior de mortalidade.
Lea Ladegaard Grønkjær, uma das principais cientistas envolvidas no estudo relata que “a periodontite pode atuar como uma fonte persistente de translocação das bactérias orais, causando inflamação e aumentando as complicações da cirrose.”
De acordo com a comunidade científica, a cirrose é a principal causa motivadora de transplantes do fígado e é responsável por cerca de 2% de todas as mortes na Europa. A periodontite, por sua vez, afeta cerca de 35% da população adulta mundial.
The post Periodontite pode elevar risco de morte em pacientes com esta patologia appeared first on Dentalis Software.