Próteses dentárias mal posicionadas podem ser fator de risco para o câncer oral
As próteses dentárias mal encaixadas, largas ou demasiado apertadas, que causam irritação da mucosa oral, podem ser um fator de risco para o câncer oral. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Departamento de Oncologia da Cabeça e do Pescoço do Tata Memorial Centre, em Bombaim, na Índia, um país em que o câncer oral é um dos tipos de carcinoma mais comuns na população, sendo causa de aproximadamente 50 mil mortes todos os anos.
Elementos que predispõe ao câncer oral
O consumo de cigarro, bebidas alcoólicas, uma má alimentação, o HPV e a negligência com a higiene oral são frequentemente apontados como fatores de risco para o câncer oral, mas o estudo agora publicado sugere que o trauma crônico na mucosa oral pode também ser um importante fator associado à doença, especialmente próteses dentárias pouco ajustadas ao paciente e implantes dentários.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram 22 artigos científicos que descrevem o papel da irritação crônica da mucosa oral no desenvolvimento do câncer oral. As conclusões a que chegaram mostram que a irritação crônica da mucosa oral, causada por próteses dentárias pouco adaptadas ou mal colocadas no paciente, pode assim ser considerada como mais um fator de risco para o desenvolvimento do câncer oral.
The post Próteses dentárias mal posicionadas podem ser fator de risco para o câncer oral appeared first on Dentalis Software.