Reposição de estrogênio em mulheres pós menopausa diminui risco de doenças gengivais
Atribuída à redução dos níveis de estrogênios a partir do início da menopausa, algumas mulheres se tornam mais propensas a numerosas questões de saúde, incluindo ondas de calor, mas também as condições mais graves, como a osteoporose, que pode ser controlada pela reposição de estrogênio. Um novo estudo demonstra que este tratamento também poderia diminuir a prevalência de periodontite grave em mulheres após a menopausa.
O estudo incluiu 492 mulheres na pós-menopausa, 113 dos quais receberam tratamento para osteoporose e 379 que não. Ele mostrou que aquelas que receberam estrogênio sistêmico sozinho ou estrogênio com progesterona e suplementos de cálcio e vitamina D durante pelo menos seis meses tiveram menor perda de aderência periodontal, menos sangramento gengival do que as mulheres sem esse aporte utilizado no tratamento da osteoporose. Em especial, a prevalência de periodontite grave foi 44% menor no grupo de tratamento da osteoporose do que no grupo controle.
O que o estudo demonstra
“Este estudo demonstra que a terapia com estrogênio, que provou ser eficaz na prevenção da perda óssea, também pode evitar o agravamento da doença das gengivas e dentes. Todas as mulheres, mas especialmente aquelas com baixos níveis de estrogênio ou que estejam em tratamento com bifosfonato para osteoporose, devem ter um cuidado redobrado com a saúde seus dentes bem como aderir a um estilo de vida mais saudável”, concluiu o prof. In Joan Pinkerton, diretor executivo da Sociedade Norte Americana de Menopausa.
O estudo intitulado “Associação entre tratamento da osteoporose e periodontite grave em mulheres na pós-menopausa,” foi publicado online antes da impressão em 20 de fevereiro no Menopause, o periódico da Sociedade Norte Americana de Menopausa. O estudo foi realizado em várias instituições científicas e de saúde do estado no Brasil em colaboração com a State University of New York.
The post Reposição de estrogênio em mulheres pós menopausa diminui risco de doenças gengivais appeared first on Dentalis Software.