Periodontite pode ser um sinal de Diabetes tipo 2
Um estudo recentemente publicado no BMJ Open Diabetes Research & Care sugere que a periodontite pode ser um indicador de diabetes, doença que afeta cerca de 29 milhões de pessoas nos Estados Unidos da América. De acordo com os autores do estudo, pesquisadores da Universidade de Amsterdã, uma das melhores medidas para fazer um diagnóstico precoce da doença seria realizar testes de glicemia nas consultas odontológicas, através do recurso do teste da picada do dedo.
No âmbito deste estudo, foram analisados dados referentes a 313 pessoas pacientes numa consultório odontológica da universidade holandesa. Destes, 126 sofriam de doença gengival moderada, 78 sofriam de periodontite severa e 198 não apresentavam sinais de doença gengival.
Resultados
Os resultados do estudo mostram também que os participantes com periodontite tinham índices de massa corporal (IMC) mais elevados do que os demais pacientes acompanhados, com um IMC médio de 27. Por outro lado, fatores de risco para a diabetes como pressão arterial elevada e colesterol elevado mostraram-se semelhantes nos diversos grupos analisados, se fazendo presente em cada um deles.
Além disso, segundo os resultados, os pacientes nos quais os casos de periodontite se mostraram mais severos revelaram-se também aqueles com os níveis de hemoglobina glicada mais elevados, um importante indicador que leva em conta os níveis médios de açúcar presentes no sangue.
Este estudo pode ser acessado aqui.
The post Periodontite pode ser um sinal de Diabetes tipo 2 appeared first on Dentalis Software.