Infecções odontogênicas aumentam risco de doenças cardíacas
As infecções de origem odontogênicas podem ser brandas e de fácil tratamento. Porém, em muitas situações podem se tornar agressivas e complexas, progredindo de forma rápida, a ponto de ser necessário um procedimento cirúrgico para incisar e drenar o local afetado, ou até mesmo de internação para tratamento em ambiente hospitalar, no caso de paciente com risco de morte.
As infeções de origem dentária não detectadas podem aumentar o risco de doenças cardíacas em três vezes. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na revista científica Journal of Dental Research e referido pela Oral Health Foundation, que revela que as pessoas com infecções dentárias não tratadas têm mais probabilidades de sofrer de problemas cardíacos como doença arterial coronária, por exemplo
Nigel Carter, CEO da Oral Health Foundation, informa que “esta investigação é preocupante já que as infeções dentárias são inicialmente causadas por cáries dentárias, que são desencadeadas por más rotinas de higiene bucal e uma dieta com demasiada quantidades de açúcar”.
Prevenção é sempre o melhor caminho
De acordo com os especialistas, este tipo de infeções podem, no entanto, ser facilmente evitadas com a adoção de bons hábitos de higiene bucal. Uma escovação adequada dos dentes antes de dormir à noite e sempre após as refeições ao longo do dia, aliado a uma diminuição do consumo de alimentos e bebidas açucaradas são medidas simples e muito eficazes na prevenção de infecções odontogênicas.
The post Infecções odontogênicas aumentam risco de doenças cardíacas appeared first on Dentalis Software.