Cortar o glúten da alimentação não traz benefícios a pessoas saudáveis
Posicionamento divulgado pela Sban destaca que não há evidências que comprovem proveitos aos adeptos da dieta sem necessidade
Um documento divulgado recentemente pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) defende que pessoas saudáveis não se beneficiam de dieta sem glúten. Publicado no final de maio, o posicionamento traz uma análise crítica da literatura médica em relação à indicação deste tipo de dieta e formula algumas conclusões.
Os efeitos nocivos de uma dieta sem glúten
Segundo a equipe de especialistas responsáveis pela elaboração do documento, não existem evidências suficientes para assumir que pessoas saudáveis se beneficiem da retirada do glúten do cardápio. Ao invés disso, a dieta restritiva poderia causar possíveis efeitos nocivos ao intestino desses indivíduos, o que os estudiosos associam principalmente ao aumento do consumo de produtos glúten-free ultra processados e nutricionalmente pobres, ou seja, à diminuição do consumo de cereais integrais e fibras importantes para manter a saúde do intestino. Eles reforçam que as dietas sem glúten podem ser saudáveis para a população em geral desde que a retirada dos alimentos seja compensada pela ingestão de outros grãos integrais e de hortaliças.
Outro ponto destacado no texto é a existência de estudos que sugerem que a sensibilidade ao glúten pode ser confundida com a sensibilidade à baixa fermentação e má absorção de alguns carboidratos. A dificuldade de absorção desses nutrientes pelo intestino delgado contribui para a formação de gases que causam estufamento e flatulência. Por fim, os especialistas enfatizam que dados epidemiológicos mostram que pessoas com doença celíaca e sobrepeso não apresentam perda de peso com uma dieta sem glúten.
The post Cortar o glúten da alimentação não traz benefícios a pessoas saudáveis appeared first on Dentalis Software.