Gel de lidocaína: uma técnica anestésica útil para a terapia periodontal não cirúrgica
Hoje compartilharemos com vocês uma descoberta interessante na área da odontologia. Recentemente um estudo publicado no Journal of Periodontology destacou a eficácia do gel de lidocaína como técnica anestésica para a terapia periodontal não cirúrgica. Os resultados são impressionantes e importante que todos vocês conheçam.
O estudo teve como objetivo observar a aceitação e preferência do gel de lidocaína tópico em comparação com a anestesia por injeção de articaína em pacientes com periodontite moderada que estavam passando por raspagem e alisamento radicular.
O estudo
No total, noventa e um pacientes participaram deste estudo multicêntrico randomizado controlado e realizaram duas sessões de tratamento periodontal em dias diferentes. Uma com a aplicação tópica do gel de lidocaína nas bolsas periodontais (intrapocket) e outra com a anestesia através da injeção de articaína, em uma ordem diferente dependendo da randomização.
Os parâmetros avaliados foram a preferência dos pacientes pela anestesia tópica com gel de lidocaína ou anestesia de injeção com articaína (critério de eficácia primária); a intensidade da dor máxima e média, a intensidade do adormecimento e a experiência de efeitos colaterais apresentados pelos pacientes, a profundidade de sondagem e a preferência dos dentistas; bem como suas avaliações sobre o manuseio/aplicação, início e duração do efeito anestésico e conformidade do paciente.
Os Resultados: gel de lidocaína é solução!
Os resultados foram surpreendentes!
Após experimentarem as duas alternativas, 58,3% dos pacientes preferiram a instilação do gel de lidocaína nos bolsos periodontais. Além disso, o perfil de segurança do gel de lidocaína diferiu positivamente do perfil de segurança da injeção de articaína em relação ao tipo e frequência de reações adversas aos medicamentos. A aceitação e a preferência dos dentistas em relação aos dois métodos anestésicos também foram equilibradas.
Essa descoberta é muito promissora, por oferecer uma opção alternativa para pacientes que têm aversão a injeções. A instilação do gel de lidocaína nas bolsas periodontais mostrou-se uma técnica anestésica eficaz e segura na terapia periodontal não cirúrgica.
A credibilidade do estudo
É importante ressaltar que o estudo foi baseado em evidências científicas e publicado em uma revista renomada, aumentando a credibilidade desses resultados. Certamente, essa descoberta terá um impacto significativo na prática clínica odontológica, proporcionando maior conforto aos pacientes durante o tratamento periodontal não cirúrgico.
Como sempre, é fundamental que o paciente consulte um profissional de saúde qualificado para avaliar sua condição e determinar a melhor abordagem para o seu caso específico. A odontologia está em constante evolução, e é importante estar atualizado com as últimas descobertas e técnicas.
Fiquem ligados no blog Dentalis para mais novidades e descobertas na área da odontologia.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet