Periodontite e o Risco de AVC em Pessoas com Menos de 50 anos
A periodontite, uma inflamação das estruturas que sustentam nossos dentes, pode aumentar muito o risco de AVC (derrame cerebral) em pessoas com menos de 50 anos sem outras causas conhecidas que predisponham a isso.
Um estudo publicado no Journal of Dental Research demonstrou que, quanto maior o grau de inflamação bucal, maior pode ser a gravidade do AVC.
O Que é Periodontite?
Periodontite é uma doença inflamatória que destrói os tecidos que sustentam os dentes.
Esse estudo, liderado pelo Departamento de Doenças Orais e Maxilofaciais da Universidade de Helsinque, investigou as mudanças inflamatórias ligadas à periodontite e procedimentos dentários recentes em adultos jovens que sofreram um AVC.
O grupo pesquisado foi de pessoas entre 20 e 50 anos que sofreram um AVC sem outras causas tradicionais associadas.
“A incidência desses AVCs aumentou nas últimas décadas”, diz Jukka Putaala, especialista em neurologia do HUS Helsinki University Hospital.
Susanna Paju, pesquisadora da Universidade de Helsinque, acrescenta: “Estudos anteriores já mostraram que a periodontite aumenta o risco de AVC isquêmico, mas desconhecíamos detalhes sobre a relevância das inflamações bucais em adultos jovens e sua relação com AVC sem fatores tradicionalmente associados ao risco de derrame”.
O Que os pesquisadores descobriram?
O estudo verificou que a periodontite era mais comum entre pacientes com AVC do que em pessoas sem essa condição.
Além de aumentar o risco de AVC, a gravidade da periodontite também influenciava a gravidade do Acidente Vascular Cerebral.
Bactérias Orais e Coagulação do Sangue
Conforme o estudo, procedimentos dentários realizados nos três meses anteriores, como extrações dentárias ou tratamentos de canal, assim como dentes inflamados ainda não removidos, aumentaram o risco de AVC.
“As bactérias da boca entram na corrente sanguínea em casos de inflamações leves e também após procedimentos dentários, especialmente se já existir um processo inflamatório ativo em curso”, explica a especialista. Normalmente, o organismo elimina essas bactérias do sangue, mas, em certos casos, pode surgir complicações.
Risco Adicional: Forame Oval Patente
Pessoas com uma abertura conhecida como forame oval patente no coração apresentam um risco maior. Essa abertura pode ajudar a formar coágulos de sangue que causam derrames, semelhantes às bactérias que entram na corrente sanguínea pela boca.
Essa abertura é comum e geralmente não precisa de tratamento, mas sua ligação com o AVC já foi observada em outros estudos.
Fechar essa abertura pode prevenir AVCs.
A Importância do Microbioma Bucal
A boca tem o segundo microbioma mais rico do corpo, repleto de micro-organismos como bactérias, leveduras e vírus – só perde para o intestino.
Uma boca saudável apresenta um microbioma equilibrado, mas na periodontite, surge o desiquilíbrio, onde bactérias ruins passam a predominar.
Esse é um ciclo vicioso, onde as bactérias são alimentadas por tecidos destruídos pela inflamação, e sua reprodução acelera ainda mais a inflamação, explica o professor Pirkko Pussinen da Universidade do Leste da Finlândia.
O Que Fazer?
É crucial reagir aos sintomas de periodontite rapidamente.
“Dentes ruins devem ser removidos e a inflamação tratada. Além disso, os dentes precisam ser verificados regularmente,” confirma o pesquisador.
Então, fica a dica: cuide bem dos seus dentes e fique atento aos sinais de inflamação para evitar problemas mais graves no futuro.Siga a Dentalis no Instagram @Dentalis_Software, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet