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Como um CRM pode ajudar no acompanhamento clínico odontológico?

A eficiência no acompanhamento clínico é vital para garantir um atendimento de qualidade e a satisfação contínua dos seus pacientes, seja em um consultório que acabou de começar ou em uma clínica consagrada. 

A implementação de um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) pode elevar significativamente a eficiência desse acompanhamento, entregando uma série de benefícios, desde a centralização das informações até a personalização do atendimento. 

Neste artigo, entenda como o uso correto do CRM pode transformar o acompanhamento clínico na sua clínica odontológica.

Centralize as informações do seu paciente

O CRM permite que você centralize todos os dados importantes dos pacientes em um único local, acessível para toda a equipe. Essas informações incluem históricos médicos e dentários detalhados, registros de tratamentos anteriores feitos em sua clínica, agendamentos e notas personalizadas feitas pelos profissionais. 

Com as informações agregadas em um só espaço, seu time de profissionais pode chegar a decisões de forma mais eficiente e aplicar as medidas necessárias para resolver o problema do paciente, mediante um atendimento personalizado. 

Melhor comunicação com o paciente

Quando o assunto é comunicação com o seu paciente, a utilização de um CRM moderno se torna uma necessidade. Por exemplo: você sabia que em 2019, só no Estado de Santa Catarina, 1 a cada 3 pessoas faltaram a consultas, exames ou cirurgias? Apesar desse número se concentrar apenas na rede pública de saúde, seria ingenuidade pensar que esses esquecimentos não se estendem aos serviços particulares. (Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina)

Sendo assim, a comunicação com seu paciente deve ser reforçada ao máximo, nas possibilidades possíveis. Ferramentas automatizadas unidas ao trabalho do CRM podem enviar lembretes de consulta e mensagens de follow-up personalizadas, ajudando a manter o engajamento do paciente e reduzindo o número de ausências e adiamento de consultas.

Análise de dados e criação de relatórios

Um CRM robusto permite a geração de relatórios detalhados que ajudam a analisar o desempenho da clínica utilizando diversos indicadores chave. Alguns deles: taxa de retenção de pacientes, número de consultas realizadas, eficácia dos tratamentos, percentual de satisfação dos pacientes e taxas de desempenho de determinados profissionais. 

Esses dados são cruciais para identificar tendências, ajustar estratégias de atendimento e melhorar suas ações internas ou externas. Uma dessas ações podem ser as de marketing para atrair novos pacientes. 

Se você deseja alcançar novos pacientes, o mercado brasileiro está de braços abertos. Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 60% da população brasileira não tem acesso a serviços odontológicos de qualidade. Todavia, muitas dessas pessoas estão nas redes sociais e podem ser atingidas por seus conteúdos de qualidade. 

Para saber como as redes sociais podem ajudar em ações de marketing e outros pontos do seu consultório, leia nosso artigo especial clicando aqui.

Aumente a experiência do seu paciente 

A implementação de um CRM ajuda na melhoria significativa da experiência dos pacientes. Com acesso rápido aos históricos e preferências permite um atendimento mais personalizado, diminuindo a possibilidade de erros e tocando direto na necessidade do mesmo. Além disso, a coleta de feedbacks é facilitada pelo CRM. Sendo assim, é possível identificar áreas de melhoria de forma mais efetiva. Ao melhorar o desempenho dessas áreas, você aumenta a satisfação e fidelização dos pacientes. 

Experiência nunca foi tão importante. Conforme pesquisa publicada na revista americana National Library of Medicine, pacientes que relatam altos níveis de satisfação com o atendimento recebido em dependências hospitalares tendem a ter melhores resultados de saúde. 

Mais eficiência operacional 

O uso do CRM permite que você impulsione sua eficiência operacional. Automatize tarefas administrativas como agendamentos e lembretes, liberando sua equipe para focar em atividades que demandam mais atenção. Com um CRM, a coordenação da equipe é mais eficaz, uma vez que todos os colaboradores da equipe comercial possuem acesso às informações necessárias para prestar um serviço de alta qualidade. 


A implementação de um CRM na sua clínica odontológica não é apenas uma tendência, mas algo necessário para quem busca eficiência, qualidade e personalização no atendimento. 

Se você está considerando a contratação de um CRM, recomendamos que você analise o nosso software de gestão. 

Isso mesmo! A Dentalis possui um software de gestão voltado especialmente para atender clínicas odontológicas, permitindo personalizar a experiência do paciente e acompanhar o desempenho do seu negócio com relatórios detalhados.

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