8 erros que você não cometer ao abrir um consultório odontológico em 2025
A abertura de um consultório odontológico é um sonho para muitos profissionais. Afinal de contas, estamos falando de uma das áreas que mais crescem na economia brasileira nos últimos anos. Todavia, esse também é um empreendimento que pede um sólido planejamento estratégico, atenção aos detalhes e rica capacidade de gestão.
Com o mercado cada vez mais competitivo, evitar erros comuns pode ser o diferencial para o sucesso de um consultório em 2025. Neste artigo, você conhecerá quais são os 8 erros mais frequentes e como evitá-los, garantindo um início sólido e promissor para o seu negócio. Fique atento às nossas dicas, tenha uma ótima leitura!
Saúde dental em alta
Quem escolhe trabalhar com saúde dental no Brasil encontrará um mercado fértil e aberto para novas ideias. Conforme pesquisas da Research and Markets, o mercado de odontologia no Brasil tem projeções de crescimento de 13% até o ano de 2023. Vale lembrar que nosso país também possui a maior concentração de dentistas no mundo, com mais de 400 mil profissionais registrados oficialmente no Conselho Federal de Medicina.
O crescimento desse mercado não é recente. Segundo informações do SEBRAE Paraná, entre 2013 e 2022 a variação empresarial do setor foi acima dos 148%. Este foi um setor que se destacou mesmo durante a pandemia de COVID e a crise econômica brasileira da década passada.
Alguns fatores contribuíram para o crescimento desse mercado na última década. Aqui destacamos:
- Aumento da preocupação com a saúde bucal;
- Crescimento do número de pessoas com planos odontológicos;
- Valorização da estética bucal.
Com esses dados em mente, chegou a hora de você compreender quais são oito equívocos que devem ser evitados para que seu negócio esteja mais próximo do sucesso em 2025!
Erro 1 – Falta de planejamento financeiro
Dentistas inexperientes costumam subestimar os custos iniciais e operacionais ao abrir um consultório. Esse ato pode levar a dificuldades financeiras, falta de capital de giro e ausência de reservas suficientes para os primeiros meses de operação. Investimentos como aluguel, equipamentos, contratação de um software de gestão, marketing e insumos odontológicos pedem uma análise detalhada.
Como evitar esse problema?
- Elabore um planejamento financeiro detalhado, considerando despesas fixas e variáveis;
- Use ferramentas de gestão financeira para monitorar o fluxo de caixa;
- Considere um capital de giro para os primeiros meses, enquanto o consultório conquista pacientes.
Erro 2 – Localização equivocada
A localização de um consultório pode determinar o sucesso ou a dificuldade inicial do negócio. Um local de difícil acesso pode afastar pacientes, prejudicando sua capacidade de atrair clientes. Isso geralmente acontece quando o profissional não faz um estudo do mercado em busca de localizações que façam sentido para sua marca.
Como evitar esse problema?
- Faça uma análise de mercado para identificar áreas com alta densidade populacional, boa visibilidade e compatibilidade com o perfil do seu público-alvo;
- Escolha locais de fácil acesso;
- Utilize dados de ferramentas de mapeamento para identificar regiões promissoras.
Erro 3 – Falta de prioridade a experiência do paciente
A experiência do paciente deve ser prioridade para a sua clínica. Conforme pesquisa feita pela Metricx em 2020, 60% dos pacientes afirmaram que o principal motivo para a escolha de uma instituição de saúde foi a recomendação de um amigo, familiar ou médico conhecido da família.
Com isso em mente, quando o dentista não consegue criar um ambiente acolhedor, tem problemas na comunicação com o paciente ou ignora a importância de um atendimento humanizado, acaba gerando uma experiência negativa e prejudicial à imagem do consultório.
Como evitar esse problema?
- Projete um espaço confortável e acolhedor;
- Planeje cada etapa da jornada do paciente, desde o agendamento até o pós-atendimento;
- Invista em treinamento dos colaboradores para oferecer um atendimento humanizado;
- Invista na contratação de ferramentas que facilitem o relacionamento com o paciente.
Erro 4 – Contratação de colaboradores sem o devido planejamento
O fit cultural de contratação de colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quando você contrata funcionários sem avaliar a real necessidade ou sem processos adequados, arrisca trazer pessoas para o seu time que não estão conectadas com os ideais que você defende, o que pode gerar conflitos internos.
Como evitar esse problema?
- Estruture as contratações com base em um planejamento de demandas;
- Busque profissionais qualificados que compartilhem os valores da sua clínica;
- Contrate profissionais compatíveis com o seu modelo de negócio;
- Forneça treinamento contínuo aos membros do seu time.
Se você, dentista, está tendo problemas com a gestão inicial do seu consultório odontológico, temos um material feito especialmente para atender essa necessidade. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo!
Erro 5 – Falta de gestão de estoque
A falta de controle sobre os insumos odontológicos existentes podem resultar em desperdícios ou uma escassez durante os atendimentos. Esse é um problema comum e pode ser causado pela falta de um sistema de controle de estoque que funcione corretamente.
Como evitar esse problema?
- Use softwares de gestão para monitorar e controlar o estoque;
- Defina alertas de reposição e evite prejuízos.
Erro 6 – Não investir no marketing do consultório
A ausência de estratégias de divulgação é um erro muito grave. A maioria dos pacientes busca informações sobre seu negócio através das redes sociais ou de mecanismos de busca como o Google. Por exemplo, fique atento a esses dados:
- 74% dos pacientes usam as redes sociais para conhecer novos medicamentos ou tratamentos;
- 77% dos pacientes usam o Google para pesquisar marcas antes de realizar a marcação de uma consulta;
- 64% dos consumidores consideram as empresas presentes nas redes sociais mais interessantes.
Sendo assim, o não investimento em estratégias digitais pode prejudicar imensamente a sua capacidade de atrair pacientes e fortalecer a imagem de sua marca.
Como evitar esse problema?
- Desenvolva um plano de marketing digital;
- Contrate ferramentas de gestão de marketing para organizar ações;
- Crie uma presença digital com um site otimizado e perfis efetivos nas redes sociais;
- Invista em marketing de conteúdo;
- Considere campanhas pagas para aumentar a visibilidade local. Se você não tiver experiência com esse tipo de ação, contrate uma agência de publicidade ou um profissional especializado.
Erro 7 – Subestimar a importância da relação no pós-tratamento
A comunicação dentista x paciente deve ser tratada como algo muito relevante. E essa relação deve ser fortalecida após o tratamento ser concluído. A falta de comunicação entre as partes prejudica muito sua habilidade em fidelizar pacientes e retê-los na sua clínica.
Como resolver esse problema?
- Implemente estratégias de follow-up;
- Contrate ferramentas automatizadas para lhe ajudar no contato com o paciente no pós-tratamento.
Erro 8 – Falta de boa gestão administrativa
Muitos dentistas de primeira viagem acabam dedicando boa parte de suas energias ao atendimento clínico, o que acaba deixando de lado tarefas administrativas, igualmente importantes. Isso acontece principalmente com consultórios abertos por um dentista que ainda não tem condição de contratar uma pessoa para lhe auxiliar corretamente na parte administrativa.
Como evitar esse problema?
- Invista em ferramentas que possam automatizar funções específicas da gestão;
- Caso tenha condições, contrate um profissional especializado na gestão.
Conte com a Dentalis para abrir seu consultório!
Como um gestor de primeira viagem, você deve ter reparado que alguns cuidados são fundamentais para garantir que o seu negócio inicie o ano com o pé direito. Alguns desses erros podem ser evitados quando você contrata um software de gestão, capaz de automatizar tarefas importantes, facilitando a organização inicial da clínica.
A Dentalis conta com um produto exclusivo para negócios que estão começando. Com ele, você poderá ter um controle avançado da saúde financeira do consultório, agendar consultas com mais facilidade, ter um bom controle do estoque e ter acesso a relatórios personalizados que mostram os setores que seu negócio precisa melhorar.
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