As chances de pegar COVID no consultório odontológico são muito baixas, revela o estudo
Consultório odontológico – local seguro
Você precisa de uma boa limpeza nos seus dentes (profilaxia dental) ou tratar uma cárie?
Vá em frente.
O tratamento odontológico não colocará você em risco de contrair COVID-19, assegura um novo estudo.
“Limpar os dentes não aumenta o risco de infecção por COVID-19 mais do que beber um copo d’água do consultório odontológico“, afirma a autora principal Purnima Kumar, professora de periodontologia da Ohio State University; em Columbus.
Como a COVID-19 se espalha principalmente por gotículas transportadas pelo ar, o medo persistiu durante toda a pandemia de que a saliva liberada durante um procedimento odontológico pudesse espalhar o vírus.
O estudo
Para o estudo, a equipe de Kumar analisou a composição genética de organismos encontrados em amostras de ar durante uma série de procedimentos odontológicos.
Conclusão: solução de água de ferramentas de irrigação – não saliva – foi a principal fonte de qualquer bactéria ou vírus nos respingos e jatos da boca dos pacientes.
Mesmo quando baixos níveis do vírus SARS-CoV-2 foram encontrados na saliva de pacientes assintomáticos, os aerossóis gerados durante o trabalho odontológico não mostraram sinais do coronavírus, descobriu a pesquisa.
Confiança
“Essas descobertas devem nos ajudar a abrir nossas práticas, nos fazer sentir seguros em relação ao nosso ambiente e, para os pacientes, ter seus problemas bucais e dentais tratados – existem muitas evidências emergentes de que se você tem problemas de saúde bucal, você é mais suscetível para a COVID”, afirmou Kumar em um comunicado à imprensa da universidade.
“Esperançosamente, isso os tranquilizará, especialmente quando você se submete a realização de procedimentos odontológicos”.
Portanto, o risco de propagação de infecções ‘”é baixo”, disse Kumar.
“No entanto, não devemos perder de vista que esse vírus se espalha através de aerossóis, e falar, tossir ou espirrar no consultório odontológico ainda pode representar um alto risco de transmissão de doenças.” É com isso que devemos mais nos preocupar e ter atenção.
As descobertas foram publicadas em 12 de maio no Journal of Dental Research.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet