Os efeitos do ciclo menstrual sobre a saúde bucal da mulher
O ciclo menstrual e a influência sobre a saúde bucal
Novas descobertas mostram que os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a saúde bucal.
“Os efeitos do ciclo menstrual podem não se limitar ao endométrio, mas também podem afetar a ecologia microbiana da boca”. É o que afirma Nagihan Bostanci, professora e pesquisadora da cadeira de Periodontia do Departamento de Odontologia do Karolinska Institutet, Suécia.
Os hormônios femininos e as alterações microbianas
O estudo a que ela se refere apresentou evidências de que, apesar de cuidar bem dos dentes e gengivas, a regulação dos hormônios femininos causa alterações microbianas orais temporárias.
Essas alterações podem levar à deterioração da saúde bucal.
O alto consumo de açúcar na dieta e o tabagismo são fatores de risco adicionais que podem piorar ainda mais a saúde bucal das mulheres durante o ciclo menstrual.
Aumentar a conscientização sobre a saúde bucal das mulheres ao longo da vida
Existem vários estágios na vida da mulher durante os quais as mudanças nos níveis hormonais as tornam mais suscetíveis a problemas de saúde, incluindo a puberdade, o ciclo menstrual mensal, o uso de anticoncepcionais, a gravidez e a menopausa.
É importante aumentar a conscientização mundial em relação às preocupações únicas com a saúde bucal na vida e no estilo de vida das mulheres.
Esta é uma contribuição particularmente importante para a área odontológica, pois destaca a necessidade de se considerar também aspectos da fisiologia da mulher na preservação da saúde bucal.
Atenção redobrada
A conscientização de que a saúde bucal da mulher é mais vulnerável em certas fases do ciclo menstrual, ajudará a aumentar a higiene bucal e as medidas de rastreamento profissional durante esses períodos, além de fortalecer a prevenção de doenças bucais, como a gengivite.
Uma coorte de 103 mulheres em idade reprodutiva com ciclo menstrual regular foi recrutada em clínicas ginecológicas em Copenhagen e traçou o perfil de seu microbioma salivar no Karolinska Institutet.
Esta parte do estudo “MiMens — Dinâmica do Microbioma durante o ciclo menstrual” é conduzida em colaboração com o Centro de Pesquisa de Microbioma Translacional), o Departamento de Medicina Dentária (Profa. Nagihan Bostanci) e o Departamento de Medicina da Universidade de Copenhagen (Profa Henriette Svarre Nielsen).
“Disbiose do microbioma oral humano durante o ciclo menstrual e vulnerabilidade às exposições externas do fumo e do açúcar da dieta”, foi publicado na Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet
Fontes: Departamento de Odontologia do Karolinska Institutet, Dysbiosis of the Human Oral Microbiome During the Menstrual Cycle and Vulnerability to the External Exposures of Smoking and Dietary Sugar