Creme dental com flúor é seguro para bebês?
Creme dental com flúor, é seguro para bebês?
A resposta curta é: sim.
Assim que você puder ver o primeiro dente do seu filho.
Historicamente, a American Dental Association (ADA) aconselhava os pais a escovar os dentes do bebê com água e esperar para usar creme dental com flúor até completar os 2 anos.
No entanto, essa recomendação foi atualizada.
Em vez de esperar até os dois anos para escovar os dentes do seu filho com creme dental com flúor, a ADA e a Academia Americana de Odontologia Pediátrica recomendam atualmente escovar os dentes e colocar uma “pequena porção” de creme dental com flúor (do tamanho de um grão de arroz) na escova do seu filho assim que os dentes de leite começarem a aparecer (cerca de 6 meses).
Quando seu filho tiver cerca de 2 ou 3 anos, você pode aumentar a quantidade de creme dental com flúor para o tamanho aproximado de um grão de ervilha.
Por que fazer essa mudança?
Os dentistas desejam diminuir a taxa de cárie dentária em crianças pequenas. As cáries são quase 100% evitáveis, mas ainda ocorrem na boca das crianças em números alarmantes. As cáries são a doença crônica mais comum em crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de até 19 anos, conforme os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC dos EUA).
A doença dentária é dolorosa. As crianças perdem 51 milhões de horas escolares anualmente devido a doenças bucais e os pais perdem 25 milhões de horas de trabalho como resultado. As doenças dentárias também “afetam desproporcionalmente crianças de famílias de baixa renda” e essas crianças “têm quase o dobro de dentes cariados que não foram tratados por um dentista”, conforme a ADA.
Lembre-se de que as crianças devem cuspir a pasta de dente com flúor, em vez de engoli-la. A ADA também incentiva os pais a levarem seus filhos ao dentista quando o primeiro dente aparecer, ou antes, do primeiro aniversário da criança.
Para obter mais informações, leia a recomendação revisada da ADA na edição do The Journal of the American Dental Association.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet
Fontes: Journal of American Dental Association, American Dental Association, America’s Pediatric Dentists, Academia Americana de Pediatria