Qual a principal causa da perda de implantes?
A principal causa da perda de implantes
Quase 8 por cento dos pacientes perdem pelo menos um implante em dez anos.
Um número ainda maior de pacientes desenvolvem peri-implantite.
Pacientes com periodontite, por sua vez, correm um risco maior de perda do implante e peri-implantite.
Uma tese de doutorado na Sahlgrenska Academy explorou várias questões.
Cerca de 30.000 suecos recebem implantes dentários todos os anos.
O método é comum com edentulismo parcial ou total (falta de dentes).
A Suécia está entre os países com mais implantes dentários per capita.
Complicações biológicas
As avaliações anteriores frequentemente se limitam a estudos observacionais de populações de pacientes em atendimento odontológico especializado. Poucas tentativas foram feitas para analisar complicações biológicas, como a peri-implantite, caracterizada pela inflamação nos tecidos adjacentes e perda do osso da mandíbula de suporte.
Um projeto nacional avaliou a terapia referenciando os resultados relatados pelos pacientes, a perda de implantes e prevalência de peri-implantite
Satisfação elevada
“Os resultados da pesquisa inicial por questionário, que incluiu 4.716 pacientes selecionados aleatoriamente, indicaram um alto grau de satisfação, particularmente entre homens e entrevistados mais velhos”, disse Jan Derks, pesquisador da Sahlgrenska Academy. Ou seja, um expressivo número de pacientes expressaram sua aprovação com a terapia de implantes a que se submeteram.
O fantasma da peri-implantite
Um total de 596 pacientes em 37 clínicas suecas foram examinados em um acompanhamento de 9 anos.
“Ao todo, 7,6% dos pacientes perderam pelo menos um implante e 14,5% desenvolveram peri-implantite com perda óssea pronunciada”, afirma o pesquisador, Dr. Derks.
“Os pacientes que sofrem de periodontite exibiram um risco aumentado de peri-implantite grave, enquanto a periodontite e o tabagismo foram associados à perda precoce do implante”.
Progressão rápida
“A peri-implantite parece se desenvolver em alguns anos e então progride rapidamente e em um ritmo acelerado”, diz o Dr. Derks.
Os resultados do estudo fornecem informações cruciais para pacientes e dentistas no esforço de minimizar o risco de perda do implante e da peri-implantite
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software, e no twitter @Dentalisnet
Fontes: Effectiveness of implant therapy in Sweden, Dental Implant Risks