Como os ácidos danificam os dentes
Como os ácidos causam danos aos dentes
Uma nova técnica que melhora a compreensão da forma como os ácidos danificam os dentes ao nível microestrutural é o resultado de um estudo realizado na Universidade de Surrey e na School of Dentistry of Birmingham.
Pesquisando a fundo a dentina
Os pesquisadores realizaram uma técnica chamada “microtomografia de raios-X síncrotron in situ” na Diamond Light Source.
Este é um acelerador de partículas especial com o qual a Universidade de Surrey tem uma forte parceria de trabalho.
Lá, os elétrons foram acelerados até perto da velocidade da luz para gerar raios-X brilhantes usados para escanear amostras de dentina enquanto estavam sendo tratadas com ácido.
Isso permitiu que a equipe construísse imagens 3D claras da estrutura interna da dentina com resolução submicrométrica (um micrômetro equivale a um milésimo de milímetro).
Ao analisar essas imagens ao longo das seis horas de experimento, os pesquisadores conduziram primeiro estudo 3D resolvido pelo tempo (frequentemente referido como estudos 4D) das alterações microestruturais da dentina causadas pelo ácido.
Descobertas do estudo
O estudo, publicado na Dental Materials, destaca que o ácido dissolve os minerais em diferentes estruturas da dentina em diferentes proporções.
A dentina forma a maior parte dos dentes humanos e sustenta o esmalte, que cobre a superfície da coroa, ajudando a tornar os dentes fortes e resilientes, mas os ácidos da placa dentária podem causar cáries que afetam a integridade da estrutura dentária.
Esta pesquisa procura desenvolver conhecimentos que conduzam a novos tratamentos que possam restaurar a estrutura e função da dentina.
Entendendo melhor e as novas possibilidades de tratamento
A Dra. Tan Sui, professora sênior de Engenharia de Materiais na Universidade de Surrey, famosa por seu trabalho na criação de materiais aprimorados inspirados na biologia, liderou o grupo de pesquisa.
Ela afirmou: Relativamente pouco se sabe sobre como exatamente os ácidos danificam a dentina interna de nossos dentes em um nível microestrutural.”
“Esta nova técnica de pesquisa muda isso e abre a possibilidade de ajudar a identificar novas formas de proteger os tecidos dentários e desenvolver novos tratamentos.”
“Nathanael Leung, Ph.D. no último ano, estudante da Universidade de Surrey, recebeu o prêmio GSK 2021 da Oral and Dental Research Trust.
Ele continuará se dedicando à pesquisa da resposta mecânica da dentina às forças mastigatórias em correlação com as alterações microestruturais que o ácido causa, bem como em resposta a diferentes tratamentos como obturações e coroas.
Esta pesquisa faz parte de uma colaboração contínua com o Prof. Gabriel Landini e o Dr. Richard Shelton na School of Dentistry da University of Birmingham.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisne
Fontes: 4D microstructural changes in dentinal tubules during acid demineralisation, Dental erosion