A saúde bucal afeta a gravidez?
A saúde bucal influencia a gravidez?
A saúde bucal durante a gravidez pode causar um grande impacto na mãe e no feto.
Embora as mudanças fisiológicas durante a gravidez possam certamente causar problemas de saúde bucal, as condições de saúde bucal pré-existentes podem afetar o bem-estar da mãe e do feto.
Os dentistas podem ajudar seus pacientes, educando-os sobre o impacto potencial de condições dentárias pré-existentes, bem como diagnosticar e tratar condições dentais que podem se desenvolver com ou durante a gravidez.
Condição Pré-Existente
Várias condições pré-existentes podem impactar negativamente a gravidez.
Ao examinar a saúde bucal, os estudos apontam que as mulheres grávidas com doença periodontal pré-existente correm maior risco de desfechos gestacionais comprometidos, incluindo parto prematuro, parto de bebês com baixo peso ao nascer bem como o desenvolvimento de pré-eclâmpsia.
Na verdade, as mulheres com periodontite têm o dobro do risco de parto prematuro;
As complicações do nascimento prematuro podem incluir atrasos no desenvolvimento, redução do crescimento e deficiência auditiva.
Como a periodontite pode causar tudo isso?
As bactérias gram-negativas no biofilme gengival ativam marcadores inflamatórios na corrente sanguínea.
Esses marcadores inflamatórios provocam uma resposta inflamatória imune na unidade fetal-placentária, bem como a supressão de fatores de crescimento locais.
Essa resposta pode desencadear contrações uterinas que podem resultar em trabalho de parto prematuro e / ou bebês com baixo peso ao nascer.
Problemas de saúde bucal durante a gravidez
Durante a gravidez, a placenta produz níveis mais elevados de estrogênio e progesterona. Essas alterações hormonais podem causar aumento da gengivite, sensibilidade gengival e granulomas piogênicos.
Isso se deve em parte ao aumento da permeabilidade vascular gerada pelo hormônio progesterona.
Mulheres grávidas e / ou puérperas também podem negligenciar seus próprios cuidados bucais para se concentrar na saúde e no bem-estar de seu bebê. Isso leva à permanência de placa bacteriana nos dentes e gengivas a longo prazo.
Não surpreendentemente, cerca de 60% a 75% das mulheres grávidas têm gengivite.
Além disso, o vômito que pode ocorrer durante a gravidez eleva o nível de acidez na cavidade oral.
A acidez pode levar à erosão e deterioração da estrutura dentária.
Por último, muitas mulheres hesitam em ir ao dentista durante a gravidez.
Isso pode acontecer porque a necessidade não é percebida, ou elas podem acreditar erroneamente que não é seguro visitar o dentista durante o período gestacional.
No entanto, as pesquisas confirmam que o atendimento odontológico profissional durante a gravidez é essencial para melhorar a saúde bucal. Além disso, quando as diretrizes de gravidez adequadas são seguidas, o atendimento odontológico é seguro durante a gestação.
Sempre que possível, um exame bucal completo é recomendado antes da gravidez.
Isso para atingir uma saúde bucal adequada e, simultaneamente, encorajar a manutenção de bons hábitos de higiene bucal no ambiente doméstico.
Como se comunicar com as pacientes
Os profissionais da odontologia devem alertar as suas pacientes grávidas ou que pretendam engravidar os riscos de doenças pré-existentes, como a periodontite.
Aspectos que o dentista pode destacar em sua conversa com suas pacientes:
- A bactéria em sua boca afeta o resto do seu corpo e pode realmente levar ao parto prematuro. Vamos trabalhar juntos para tratar sua doença periodontal para você poder ter uma gravidez e um bebê mais saudáveis;
- Eu sei que você está planejando ter filhos em breve. Você sabia que a bactéria que causa sua doença periodontal pode afetar negativamente sua gravidez?
- Com o tratamento adequado e cuidados domiciliares, podemos trabalhar juntos para tratar sua doença periodontal.
- Durante a gravidez, seus hormônios podem tornar suas gengivas mais suscetíveis a inchaço e irritação. É muito importante que você mantenha a placa bacteriana sob controle. Procure utilizar regularmente o fio dental e escovar os dentes com uma escova de dentes adequada.
Concluindo
O paciente e o dentista devem trabalhar juntos para interromper esse ciclo perverso. E para tanto, é essencial seguir um programa de higiene oral diária: escovação e limpeza interdental, exames regulares de saúde bucal e tratamento adequado da doença periodontal precocemente.
A higiene bucal em mulheres grávidas pode ser melhorada ampliando sua rotina de higiene bucal em casa com os produtos de higiene oral adequados.
O principal fator para gengivite em mulheres grávidas, a placa bacteriana, pode provavelmente ser melhorada pela higiene aprimorada, incluindo o uso de pastas antimicrobianas e enxaguatório antimicrobiano.
A adoção de uma escova dental elétrica pode facilitar e melhorar a qualidade da higiene bucal.
Ajudar suas pacientes a cuidar bem da saúde de seus dentes e gengivas durante a gravidez pode ajudá-las a ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no twitter @Dentalisnet
Fontes: Oral care in pregnancy, The Importance of Oral Health during Pregnancy: A review; Maternal periodontitis and preterm birth: Systematic review and meta-analysis, Periodontal Disease and Pregnancy Outcomes: Overview of Systematic Reviews, Neonatal complications following preterm birth, Association of periodontitis with preterm birth and low birth weight: a comprehensive review, Four Ways Pregnancy Affects Oral Health, Is It Safe to Go to the Dentist During Pregnancy?