Nova estratégia para prevenção e tratamento da cárie dentária
Uma das infecções mais comuns relacionadas ao biofilme é a cárie dentária, que afeta uma população de mais de 60% das crianças e quase todos os adultos em todo o mundo.
As bactérias patogênicas, Streptococcus mutans (S. mutans), induzem cáries com base na formação de polissacarídeos extracelulares (EPS) e sua sobrevivência em ambientes ácidos. O biofilme de placa formado tem as características de insolubilidade em água, retenção e baixa permeabilidade da membrana.
Um grupo de pesquisa liderado pela Professora Chen Zhuo do Instituto Fujian de Pesquisa sobre a Estrutura da Matéria da Academia Chinesa de Ciências desenvolveu um nanocompósito de peróxido metálico responsivo ao pH para terapia quimiodinâmica um agente antibacteriano, em nanopartículas de peróxido de zinco combinadas com cobre.
O estudo foi publicado no Chemical Engineering Journal.
Os pesquisadores descobriram que as nanopartículas de zinco e cobre poderiam produzir rapidamente peróxido de hidrogênio suficiente em um ambiente de biofilme ácido.
No processo os íons bivalentes de cobre são liberados e participam de uma reação para produzir radicais hidroxila. Portanto, o nanocompósito de cobre e o peróxido de hidrogênio formado aumentaram muito a eficácia da terapia quimiodinâmica.
Os pesquisadores também revelaram que o nanocompósito de zinco e cobre apresentam grande capacidade de eliminação das colônias de Streptococcus mutans (S. mutans).
Além disso, esse nanocompósito inibiu efetivamente a produção de substâncias ácidas, a formação de biofilme e a desmineralização de apatita em baixo pH
Segundo a professora Chen, a aplicação local do nucleocompósito de zinco e cobre inibiu efetivamente a ocorrência e gravidade da cárie dentária sem efeitos nocivos no corpo.
Este estudo demonstra o potencial dos nucleocompósitos à base de zinco e cobre como um agente antibacteriano eficaz para o tratamento de doenças bucais relacionadas ao biofilme bacteriano.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet