Patógeno da periodontite e a conexão com a doença de Alzheimer
Um estudo investigando o papel do Treponema denticola (T. denticola) na patogênese da doença de Alzheimer foi apresentado por Zhiqun Tang do Hospital de Estomatologia da China Ocidental da Universidade de Sichuan, China, na 100.ª Sessão Geral e Exposição da IADR.
A apresentação do Interactive Talk, “Treponema Denticola Induces Alzheimer-like Tau Hyperphosphorylation in Mice”, aconteceu em 25/06/2022, durante a sessão “Biological Impact of Ageing“.
A conexão entre doença periodontal e o Alzheimer já foi destaque aqui no blog Dentalis.
A hiperfosforilação de tau é a principal característica patológica da doença de Alzheimer. Estudos recentes mostraram que a periodontite e o patógeno periodontal são fatores de risco significativos para o Alzheimer. O Treponema denticola (T. denticola), como o principal patógeno periodontal da periodontite, tem sido relatado como uma possível ligação com o Alzheimer, entretanto, o papel do T. denticola na sua patogênese ainda não está claro.
As proteínas tau são proteínas que estabilizam os microtúbulos. São abundantes nos neurônios do sistema nervoso central e menos comuns em outros locais. Quando as proteínas tau possuem defeitos, não estabilizando bem os microtúbulos, pode levar ao aparecimento de estados de demência, como a doença de Alzheimer.
O estudo
Este estudo descobriu que T. denticola poderia invadir o hipocampo de camundongos e promover a hiperfosforilação da proteína tau ativando a neuroinflamação no hipocampo de camundongos.
A neuroinflamação é a inflamação do tecido nervoso. Pode ser iniciada em resposta a uma variedade de sinais, incluindo infecção, lesão cerebral traumática, metabólitos tóxicos ou autoimunidade. Este processo também resulta em disfunção neuronal e morte celular. Levando a doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: International Association for Dental Research, Does gum disease cause Alzheimer’s disease?, Papel da proteína Tau na fisiopatologia da demência frontotemporal