Tempos difíceis: frequência e intensidade do ranger de dentes (bruxismo) está aumentando
Se o estresse relacionado à pandemia está fazendo você ranger os dentes, você não está sozinho.
Tem aumentado muito o número de pessoas que estão rangendo e intensidade os dentes e a mandíbula como consequência da pandemia de COVID-19.
“Temos visto um aumento no número de pacientes que procuram consultas para substituir protetores bucais quebrados” que foram rachados ou mastigados, disse o Dr. Leopoldo Correa, diretor do Centro de Dor Craniofacial da Escola de Medicina Dentária da Universidade Tufts, Em Boston.
Ranger e apertar (“bruxismo”) pode causar fissuras, obturações e coroas; enxaquecas e outras dores de cabeça; dor no rosto, pescoço e mandíbula.
Pode-se resolver uma situação estressante em curto prazo, ou continuar e evoluir para o estresse crônico, o que pode resultar em sintomas como fadiga, aumento da tensão muscular, depressão, incapacidade de dormir e bruxismo, afirmou o profissional.
“De acordo com alguns dados, a quantidade de força que criamos ao apertar a mandíbula é em torno de 136 kg”, assegurou o especialista.
Cinco a 10 minutos de exercícios para o maxilar e rosto por dia podem ajudá-lo a lidar com a situação.
Veja o que fazer para amenizar o bruxismo
Mantenha os dentes separados, dobre os dedos e coloque os nós dos dedos em cada lado do rosto. Faça uma automassagem, empurrando para baixo. Se possível, aplique calor ou gelo brevemente na lateral do rosto antes de fazer o exercício de alongamento.
O recomendável é fazer este treino de 5 a 10 minutos pela manhã. Melhor ainda se realizado à tarde ou no final do dia de trabalho, quando os músculos estão mais fatigados.
Além disso, pode ser necessário um protetor bucal para separar os dentes e ajudar a prevenir fraturas dos dentes. O protetor também pode reduzir a dor no rosto ou na mandíbula.
Embora protetores bucais de venda livre estejam disponíveis, somente seu dentista pode projetar um que se encaixe perfeitamente a sua arcada dentária com as características específicas adequadas ao nível de tensão e força aplicadas.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet
Fontes: Tufts University, BioDent Laboratories, HealthDay