Twitter para dentistas e clínicas odontológicas: como usar
O uso do Twitter para dentistas e clínicas odontológicas pode ser muito benéfico e por diversos motivos.
Grande parte dos possíveis pacientes que mais cedo ou mais tarde terão que ir em busca de uma clínica, ou aqueles que já precisam ir por diferentes motivos, estão presentes no Twitter.
Portanto, ter um perfil nesta plataforma pode ajudar a ampliar a visibilidade do seu nome, da sua marca e da clínica. Esta é, sem dúvida, uma grande vantagem, mas há mais.
Quais são as vantagens de usar o Twitter na odontologia?
As vantagens podem ser resumidas desta forma:
- O Twitter pode ser usado como uma ferramenta para ouvir seus pacientes;
- O Twitter é uma fonte de informação. Para seus pacientes e para sua clínica;
- Ajuda a criar uma reputação e imagem de sua marca pessoal e clínica.
Entrando em detalhes, o Twitter pode ser um bom canal de comunicação com os pacientes ou com quem precisa de ajuda para resolver dúvidas odontológicas, e pode encontrar respostas por meio desse canal.
A princípio, apenas seus pacientes regulares, se você os informou que a clínica possui um perfil no Twitter, podem ir até ela para fazer consultas genéricas.
Esta é também uma forma de os fidelizar, pois é um extra com acesso gratuito e que lhes transmitirá confiança e tranquilidade.
Haverá momentos em que você não poderá ajudá-los no Twitter, quando as perguntas forem além de uma resposta genérica, mas pelo menos eles já terão estabelecido contato com você.
Como publicizar a sua conta no Twitter
É importante que, como mencionamos, seus pacientes saibam que podem encontrá-lo no Twitter. Para isso:
- Inclua seu Twitter nos cartões da clínica;
- Coloque o logotipo do pássaro-azul em local visível na recepção, ao lado do nome de usuário (exemplo: @clinica-dental-nome). Isso vale também para outras plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram;
- Inclua o endereçamento nos folhetos que você dá aos seus pacientes com conselhos ou qualquer outro tipo de informação que eles podem levar para casa.
Agindo proativamente
Mas você também pode adotar uma abordagem proativa procurando por usuários que tenham problemas dentários (eles reclamam disso em sua conta, por exemplo, ‘Hoje estou com uma dor de dente que não sei o que fazer‘) ou estão usando hashtags sobre dentistas e odontologia.
Nesses casos, você pode abordá-los para, desinteressadamente, oferecer alguns conselhos específicos, relatar possíveis tratamentos (após avaliação de um profissional), direcioná-los para um conteúdo em seu blog onde você fala sobre como resolver o problema deles…
A melhor propaganda
Sim, é verdade que pode haver muitas pessoas a quem você responde que não são da sua área de atuação, ou talvez nem mesmo da sua cidade. Em relação à primeira situação, se eles estão descontentes com o dentista atual e você os inspirou confiança, eles podem decidir que vale a pena mudar. Ou eles podem recomendar sua clínica para alguém que conheçam e que esteja por perto. Ou alguém que está por perto e não estava procurando por você, pode ler sua resposta e vir à sua clínica na próxima vez que precisar de um dentista.
Mas o Twitter também pode ser uma fonte de informação para você, pois muitas vezes são realizados eventos do setor cujo conteúdo é compartilhado pelo Twitter. Se você não estiver lá pessoalmente, ainda poderá participar comentando as postagens, fazendo um retuíte, adicionando suas próprias informações que achar úteis usando a hashtag do evento, etc.
E esta é outra das vantagens de usar o Twitter para sua clínica odontológica: ele poderá criar uma boa reputação para você, uma imagem de marca que pode levá-lo longe. Não apenas entre seus pacientes, mas entre seus colegas.
Talvez você seja convidado a escrever na mídia do segmento, a participar de um evento…
Tudo isso pode acontecer desde que o perfil seja tratado corretamente. Para isso, seguem algumas dicas.
Como usar o Twitter para clínicas odontológicas
Ter objetivos claros
Certamente estar no Twitter não causará um crescimento imediato no número de primeiras visitas à sua clínica odontológica, mas como mencionamos e nunca devemos perder de vista, pode se tornar uma ferramenta muito útil para responder às dúvidas que os pacientes têm.
Ou simplesmente comente sobre as principais novidades da sua clínica.
Compartilhar conteúdo de interesse
Não se trata apenas de responder perguntas, quando falamos em dar informação, falamos também em compartilhar conteúdo no Twitter.
Como dentista com experiência em trabalhar com pacientes, faça o exercício de se colocar no lugar deles para descobrir no que eles podem se interessar e oferecer informações relevantes. Quais são as consultas mais comuns na clínica? Quais são os principais medos que você tem? , etc.
Se você abordar tópicos de interesse, isso se traduzirá em um número maior de interações com usuários, o que é recompensado pelo Twitter: seu algoritmo mostrará seu conteúdo para mais pessoas e você terá melhor engajamento e mais seguidores.
Um alerta
Outro conselho é que, embora valha a pena compartilhar nossos sucessos e benefícios, corremos o risco de cair no egocentrismo excessivo e transmitir uma imagem pouco atraente aos nossos seguidores. Por esse motivo, devemos alternar nosso próprio conteúdo com outras informações interessantes. Podem ser informações da sua associação odontológica, já que muitas vezes publicam conteúdos para pacientes, compartilhar os links de artigos postados aqui no blog Dentalis, estudos ou até mesmo revistas próprias que podem trazer matérias interessantes.
Listas do Twitter para encontrar informações sobre Odontologia
Uma boa maneira de encontrar aquele conteúdo que não é seu, mas pode ser valioso é criar listas exclusivas de usuários que, por um motivo ou outro, queremos destacar em nosso perfil. Por um lado, isso nos ajudará a ter um acesso mais confortável às informações que eles compartilham. Também faremos com que entendam que os consideramos importantes para nós, o que irá gerar fidelidade e consolidar nosso relacionamento na rede social.
Por exemplo: Imagine que você opte por compartilhar, entre outras informações, conteúdo profissional do mundo da Odontologia no Twitter. Nesse caso, será útil criar uma lista com as contas das principais mídias especializadas do setor odontológico, como, por exemplo, o perfil no Twitter da Dentalis.
Estar presente na rede
Nas redes sociais, a constância e regularidade com que são utilizadas é importante. Só assim você poderá estabelecer ou se tornar parte de uma comunidade interessante para sua clínica odontológica. Planeje o que e quanto você vai compartilhar no Twitter e estabeleça uma rotina de trabalho em torno dessa rede social.
Atualmente existem muitos aplicativos, inclusive gratuitos, que podem ajudá-lo a gerenciar suas redes: Hootsuite, TweetDeck ou Social Report. Através deles você pode agendar seus tweets em horários e dias específicos.
Mesmo assim, não esqueça que no Twitter tão importante quanto compartilhar é participar da conversa. Não há outra opção a não ser tomá-lo como parte do trabalho e passar pelo menos uma hora todos os dias pesquisando, e respondendo aos seus usuários.
Utilize hashtags
Hashtags ou rótulos nas redes sociais são conceitos proeminentes que servem como referência para vincular o conteúdo específico ao qual se referem. Seu uso aumenta o alcance e a visibilidade do nosso perfil no Twitter e do que compartilhamos nele. Da mesma forma, eles nos ajudam a setorizar o que compartilhamos, neste caso, com a área odontológica, para podermos otimizar a transmissão de nossas mensagens ao nosso público-alvo.
Um exemplo de hashtags que podem ser úteis para começar, seja porque são genéricas ou porque se referem a temas muito comuns de preocupação entre os pacientes, são os seguintes:
#odontologiaespecializada
#odontologiadequalidade
#cuidadobucodental
#dor de dente
Um último e importante conselho
Aproveite cada data em que os dentistas são comemorados, ou um ramo da Odontologia, ou dias de conscientização sobre uma condição bucal específica, etc. E use as hashtags oficiais, se existirem. E se não houver, tudo o que você precisa fazer é pelo menos lançar alguns tweets mencionando esses termos. Uma opção a esse serviço é o Mastodon, que conta com recursos de microblog semelhantes ao Twitter. O Mastodon vem ganhando muita projeção e novos usuários nos últimos meses, especialmente depois que o Twitter mudou de dono.
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