Melatonina reduz dor e inflamação após cirurgia do terceiro molar
Um estudo publicado no Journal of Oral and Maxillofacial Surgery mostrou que a aplicação local do hormônio melatonina nos alvéolos dentários pode reduzir a dor e a inflamação em pacientes submetidos à cirurgia do terceiro molar inferiores impactados.
A melatonina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, também pode promover a formação óssea, limitando os problemas associados à remoção cirúrgica dos terceiros molares.
O estudo
O estudo incluiu 38 pacientes com molares inferiores impactados, dos quais:
Tomografias computadorizadas foram feitas para medir a densidade óssea e exames de sangue foram feitos para medir os níveis de *osteoprotegerina.
E a abertura da boca, dor e inchaço foram medidos antes e depois da cirurgia.
A osteoprotegerina, também conhecida como fator inibitório da **osteoclastogênese ou membro da superfamília do receptor do fator de necrose tumoral 11B, é um receptor de citocina da superfamília do receptor do fator de necrose tumoral codificado pelo gene TNFRSF11B.
A **osteoclastogênese é o processo de diferenciação de células de linhagem hematopoiética em osteoclastos maduros (células responsáveis pela reabsorção óssea).
Os pacientes que receberam melatonina experimentaram melhorias estatisticamente significativas na abertura máxima da boca, redução da dor e inchaço em comparação com os pacientes que receberam placebo.
Portanto, os autores sugerem que a aplicação local de melatonina nos alvéolos dentários após a remoção cirúrgica de terceiros molares inferiores impactados pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço nos pacientes.
Além disso, como a melatonina pode ter um efeito positivo na formação óssea, ela pode potencialmente limitar problemas como defeitos intraósseos e perda óssea associada à remoção cirúrgica de terceiros molares.
Eles também alertam que, embora a pesquisa tenha explorado os efeitos da administração sistêmica de melatonina, o suporte para a aplicação local do hormônio devido a seus propósitos anti-inflamatórios, analgésicos e osteogênicos é limitado.
Futuro promissor
Os autores do estudo afirmam que os resultados do estudo são promissores e sugerem que mais pesquisas são necessárias para explorar os efeitos da aplicação local do hormônio em outros procedimentos odontológicos. Da mesma forma, os profissionais de odontologia podem considerar a aplicação local de melatonina em pacientes submetidos à extração cirúrgica de terceiros molares inferiores impactados para ajudar na redução da dor e inflamação.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: The Effect of Local Melatonin Application Following the Removal of an Impacted Mandibular Third Molar, La melatonina puede reducir el dolor y la hinchazón tras la cirugía del tercer molar