Gengivas macias são mais suscetíveis a inflamações
A área de tecido que envolve nossos dentes é conhecida como gengiva, e dentes saudáveis se aninham firmemente nas gengivas graças às muitas fibras gengivais que conectam os dentes ao tecido gengival.
A gengiva é o lar de fibroblastos – células que contribuem para a formação do tecido conjuntivo.
Um grupo de cientistas da Universidade de Tohoku no Japão observou que a rigidez da gengiva influencia as propriedades dos fibroblastos gengivais, o que, por sua vez, afeta a probabilidade de ocorrência de inflamação, dificultando a formação de fibras gengivais.
Essas descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports em 24 de janeiro de 2023.
Recessão gengival
Há muito se sabe que indivíduos com gengiva espessa ou rígida são menos suscetíveis a recessões gengivais.
Muitos fatores podem levar à recessão gengival, como doença gengival, escovação excessiva e o tabagismo.
Mas esta é a primeira vez que a rigidez gengival é atribuída a reações biológicas.
Embora os fibroblastos desempenhem um papel importante na manutenção, reparação e cicatrização da gengiva, eles também produzem várias biomoléculas inflamatórias e degradadoras de tecidos que degradam as fibras gengivais.
Além disso, os fibroblastos estão associados a respostas imunes a patógenos.
A pesquisa
Yamada, com seu colega Professor Hiroshi Egusa, também da Escola de Graduação em Odontologia da Universidade de Tohoku, desenvolveu um ambiente de cultura artificial que simulava gengiva macia ou dura e cultivou fibroblastos gengivais humanos sobre eles.
Os pesquisadores descobriram que a rigidez simulada da gengiva dura ativava um sistema anti-inflamatório intracelular nos fibroblastos gengivais que preveniam a inflamação.
No entanto, a rigidez simulada pela gengiva macia suprimiu o sistema anti-inflamatório fibroblástico.
Isso aumentou a probabilidade de inflamação e resultou em menos síntese de colágeno.
Concluindo
Conforme o professor Yamada “nossa pesquisa é a primeira a demonstrar os mecanismos biológicos em jogo em relação às propriedades gengivais de um paciente”.
“Espera-se que os resultados acelerem o desenvolvimento de biomateriais avançados para controlar a inflamação local ou microdispositivos que simulem o microambiente de condições inflamatórias”.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Substrate stiffness controls proinflammatory responses in human gingival fibroblasts , Soft gums are more prone to inflammation, Study reveals that soft gums are more prone to inflammation