Pacientes com maior risco de desenvolver periodontite apical
Um estudo recente publicado na Clinical Dentistry evidenciou quem são os pacientes com maior risco de desenvolver periodontite apical.
Os resultados mostram que pacientes com doenças autoimunes, incluindo doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e psoríase, apresentam maior risco de desenvolver periodontite apical em comparação com pacientes sem esses distúrbios.
Embora o estudo tenha constatado que pacientes com artrite reumatoide apresentavam maior risco de desenvolver periodontite apical, não foi encontrada associação direta entre o uso de imunossupressores e a prevalência desse tipo de periodontite.
Os pesquisadores também compararam os efeitos de biomedicamentos e aqueles de uso convencional em pacientes com doenças autoimunes. Nessa comparação observaram que os dentes dos pacientes que tomavam medicamentos antirreumáticos eram mais propensos a serem afetados pela periodontite apical em comparação com os dentes dos pacientes sem o uso dessa medicação.
Como tratar
Da mesma forma, o estudo destacou a importância do histórico odontológico e médico detalhado para o tratamento da periodontite apical nesse tipo de paciente.
O mesmo estudo recomenda a realização de avaliações radiográficas usando tomografia panorâmica dentária ou TC de feixe cônico para detectar perda óssea, e levar em consideração as drogas imunomoduladoras prescritas.
Resumindo
Os resultados do estudo sugerem que pacientes com doenças autoimunes têm risco aumentado de desenvolver periodontite apical, independentemente do uso de medicação imunossupressora.
Portanto, concluem os autores, é essencial que dentistas e médicos trabalhem em conjunto para oferecer um tratamento completo e adequado a esses pacientes.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Prevalence of apical periodontitis in patients with autoimmune diseases: A case-control study, Un estudio revela mayor incidencia de periodontitis apical en pacientes con enfermedades autoinmunes