4 Pilares para uma boa gestão de um Consultório Odontológico
Uma boa gestão de um negócio só é conseguida através de controles precisos.
O que controlar? Como fazê-lo?
Esse artigo visa apresentar-lhes os principais pontos de controle que devem ser implantados em um consultório Odontológico.
1. RECEITAS OU ENTRADAS
Todo dinheiro que entra no caixa do consultório e que vem do pagamento dos pacientes é considerado uma receita ou entrada, os dois termos são iguais e significam a mesma coisa.
Um controle eficiente das entradas é extremamente importante para a saúde do seu consultório.
Sem um software odontológico fica muito difícil para você controlar diariamente todos os devedores.
Um bom controle sobre os inadimplentes aliado a uma boa cobrança pode significar muito no volume de entradas no seu caixa, mas não só o volume total, mas como elas entram ao longo dos dias e semanas de forma a você ter sempre caixa para fazer os pagamentos do consultório, sem precisar recorrer ao seu cheque especial, por exemplo.
Outro relatório importante é o que mostra os pagamentos dos seus pacientes, agrupados por tipo de pagamento. Observe o gráfico abaixo fornecido pelo programa Dentalis Net.
Analisando o gráfico acima podemos descobrir que a maior parte da nossa receita provém de cheques e cheques pré. Com a inadimplência em alta não é recomendável ter um alto risco nos recebimentos.
Mas como ter um relatório desses sem um programa Odontológico.
2. PAGAMENTOS DO CONSULTÓRIO
Tão importante quanto o controle sobre os recebimentos é o controle sobre todos os pagamentos do consultório.
Freqüentemente quando escutamos que uma empresa está em processo de recuperação, executivos são contratados e os cortes nos gastos passam a ser prioridade.
Em épocas de dificuldade econômica, como a atual, é difícil aumentar a receita do consultório, nossa melhor opção é um controle sobre as despesas para conseguir o equilíbrio do caixa.
Como cortar despesas sem conhecer a natureza delas?
Observe o gráfico abaixo, extraído pelo software Dentalis , a partir dos dados cadastrados no programa.
Fica mais fácil tomar decisões quando sabemos que os gastos com laboratórios de prótese são maiores que as compras de material para o consultório, de acordo com o gráfico mostrado acima.
Focando nos itens de maior peso os resultados serão melhores.
3. CONTROLE SOBRE OS SERVIÇOS E PAGAMENTOS AO LABORATÓRIO DE PRÓTESE
Em geral o controle sobre os pagamentos ao laboratório é feito manualmente pela secretária do consultório.
O dentista não toma parte desse controle por entender que isso é uma parte operacional e de fácil organização.
Nem sempre é, trabalhos repetidos e cobrados indevidamente (repetições), além de erros na cobrança podem representar uma fonte de drenagem indevida de recursos do seu consultório.
Tão importante quanto o gerenciamento sobre os trabalhos que devam ser entregues pelo laboratório é o controle sobre os pagamentos que serão feitos e que decorrem destes trabalhos
Um software Odontológico que imprima todos os pedidos feitos ao laboratório e que você tenha uma via e o seu prestador outra, vai facilitar e muito a conferência da cobrança que deve ser feita pela sua secretária.
Outro aspecto importante a controlar é a satisfação do seu paciente com o trabalho de prótese, um simples relatório de pacientes com serviço protético concluído no mês passado, pode ser a fonte para uma pesquisa de opinião a esse respeito.
Como fazer essa pesquisa de opinião? Você pode enviar um SMS com uma pergunta de satisfação com relação ao serviço executado. Lembre-se que as pesquisas de satisfação têm que ser curtas e com respostas diretas, que possam auxiliá-lo em uma tomada de decisão.
Exemplo: Como você qualifica o prazo de conclusão do seu tratamento, dê uma nota de 1-5? Onde 5 indica a sua máxima satisfação.
4. CONTROLE DE ESTOQUES
Os dentistas em geral tem bastante cuidado com as compras de material de consumo, talvez por ser uma tarefa constante e recorrente tem-se a imagem de que elas são um ponto importante a controlar.
Estudos mostram que os gastos com material de consumo não correspondem a 10% dos gastos gerais do consultório. No gráfico de despesas mostrado acima, elas são responsáveis por 6,8% dos gastos.
A diferença de preços entre fornecedores já é bastante pequena, em razão das margens cada vez menores que os fabricantes repassam aos distribuidores.
É muito mais importante o prazo de entrega, cumprimento desses prazos e forma de pagamento, do que o preço em si.
Mas então porquê controlar o estoque do consultório? Por razões que envolvam a qualidade do seu atendimento, como:
Manter os produtos sempre dentro do prazo de validade. O sistema odontológico que você escolher deve lhe fornecer a relação de itens com validade próxima da expiração.
Obter uma lista de itens abaixo do estoque mínimo vai fazer com que você se antecipe as necessidades e não tenha risco de falta de algum material. Um bom software odontológico pode lhe ajudar com esse relatório.
Entrada e saída de material devem ser feita com leitor de código de barras para diminuir o risco de erros de digitação.
Se você tem vários dentistas na consultório, descobrir quem gasta material em excesso também é muito importante.
Esses controles devem ser multiplicados quando você tem várias unidades consultórios. O programa odontológico Dentalis net versão multi-consultórios permite que o gestor obtenha dados sobre qualquer unidade até mesmo pelo celular.
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