Acesso à informação de qualidade nas salas de espera podem ajudar na promoção da saúde e fidelização do paciente

A conclusão é de um estudo do Imperial College London: a mídia presente nas salas de espera de hospitais e consultórios podem ser um meio eficaz para promover a educação para a saúde dos pacientes.

O estudo foi conduzido em 49 consultórios na zona de Londres que passaram várias séries de anúncios sobre saúde, com tópicos que incluíram saúde oral, consumo de tabaco, contracepção, HIV, hepatite e gripe. O anúncio dedicado à saúde oral durou cerca de 80 segundos e afirmava que todas as pessoas devem visitar um dentista pelo menos a cada dois anos, oferecendo detalhes sobre como marcar consulta no Serviço Nacional de Saúde britânico.

Cerca de 2345 pacientes participaram posteriormente num inquérito que colocava 16 questões sobre o canal que estava a ser transmitido nas salas de espera e acerca da sua visibilidade e aceitação e sobre se os conteúdos transmitidos tinham mudado os conhecimentos e intenções dos pacientes em relação ao acesso a tratamentos dentários.

O que os resultados indicaram

Os resultados conseguiram demonstrar que os conteúdos foram eficazes na educação dos pacientes sobre os serviços de medicina dentária e entre os 1088 que revelavam não saber como contactar um dentista no Serviço Nacional de Saúde e entre os 1247 que revelavam não saber como contactar um dentista de urgência antes do estudo, 48% e 35,1%, respetivamente, revelaram que os conteúdos a que obtiveram acesso na sala de espera foram essenciais para os educar nestas questões.

No que diz respeito à necessidade de visitar um dentista regularmente, 15,2% dos que não tinham intenções de contactar um dentista antes do estudo reportaram que o anúncio os fez passar a considerar uma visita num menor prazo de tempo.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...