Aparelhos ortodônticos provocam alteração do microbioma oral

Aparelhos ortodônticos e as alterações no microbioma oral

O estudo em questão sequenciou o microbioma oral de pacientes japoneses.

Foram coletadas amostras da cavidade bucal dos pacientes antes da colocação de parelhos ortodônticos, durante e depois de sua retirada.

A flora bacteriana revelada se mostrou semelhante aquela de bocas em um estado de pré doença gengival.

Um dos pesquisadores ressalta que “mesmo pacientes com boa saúde bucal podem sofrer alterações deletérias da sua flora bacteriana bucal ao utilizarem aparelhos ortodônticos”.

A riqueza do microbioma da boca

A boca é o segundo microbioma mais diverso do corpo humano, abrigando mais de 700 espécies bacterianas. O uso de aparelhos ortodônticos pode dificultar a limpeza e induzir ao acúmulo de placas.

Estudos anteriores associaram aparelhos ortodônticos a desequilíbrios no microbioma oral. Esses estudos, no entanto, se concentraram em espécies prejudiciais específicas, como aquelas causadoras da cárie dentária, como o Streptococcus mutans, e não a comunidade bacteriana em seu universo.

A pesquisa

Os pesquisadores catalogaram toda a população bacteriana presente na boca de 71 pacientes, analisando amostras de placa supragengival e saliva através da tecnologia de Sequenciamento de Próxima Geração (NGS).

Eles monitoraram as alterações do microbioma antes da colocação dos aparelhos ortodônticos, seis meses após a colocação, e pós-remoção.

Eles encontraram um aumento no número de bactérias anaeróbicas prejudiciais e uma queda naquelas amigáveis, comparáveis aos ambientes orais em risco de doença gengival.

“Em nosso estudo, o microbioma oral definitivamente mudou durante o tratamento ortodôntico. A mudança representou um aumento de bactérias anaeróbias”.

“As bactérias anaeróbicas não requerem oxigênio para o seu crescimento, e também uma diminuição das bactérias comensais”, reforça o pesquisador.

Em nosso estudo, o microbioma oral definitivamente mudou durante o tratamento ortodôntico. A mudança representou um aumento de anaeróbios, bactérias que não requerem oxigênio para o seu crescimento, e uma diminuição das bactérias comensais”, explicou Isamu Kado, do Departamento de Ortodontia e Biologia do Desenvolvimento Craniofacial da Escola de Pós-Graduação em Ciências Bioquímicas e da Saúde da Universidade de Hiroshima.

“Essa condição oral foi semelhante ao microbioma da fase transitória da gengiva saudável à periodontite.”

Os pesquisadores afirmaram que suas descobertas, publicadas na Scientific Reports em dezembro de 2020, poderiam apoiar seu objetivo de estabelecer um sistema de prevenção que possibilite evitar tanto a cárie dentária como a gengivite durante os tratamentos ortodônticos.

“Para alcançar esse objetivo, é necessário esclarecer a diferença no risco de cárie dentária entre os pacientes. Se isso for alcançado, a qualidade do tratamento ortodôntico será melhorada ainda mais”, afirmou o pesquisador.

 

Fontes: Study finds braces disrupt oral microbiome to pre-gum disease stateThe impact of fixed orthodontic appliances on oral microbiome dynamics in Japanese patients

Sugestões de leitura

Um sorriso para a vida toda

Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. De acordo com...

Xilitol: o adoçante popular e seus efeitos na saúde cardiovascular

Estudo recente evidenciou riscos potenciais do uso de xilitol, um substituto do açúcar comum, nos alimentos dietéticos e em muitos preparos de cuidados...

São Paulo proíbe amálgama: novo marco na odontologia

A odontologia sempre foi uma área em constante evolução, buscando o que há de mais seguro e eficaz para o tratamento dos pacientes....

Perda de dentes e risco cardíaco: a surpreendente conexão

Uma nova revisão sistemática sugere uma forte relação entre a saúde bucal e a saúde cardiovascular. O estudo, publicado recentemente no Journal of...

O Perigo oculto do creme dental com carvão

Usar creme dental com carvão para clarear os dentes pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Embora essa apresentação de creme dental tenha...

Álcool e saúde bucal: a combinação perigosa que você não sabia

A exposição persistente ao álcool pode induzir gengivite necrosante, periodontite e estomatite, sugere estudo publicado no periódico científico Cureus em junho de 2024....