Um aplicativo para determinar a cor dos dentes

cor dos dentes

Um aplicativo que lhe permita determinar a cor dos dentes dos seus pacientes. Já imaginou o quanto útil seria?
Pois saiba que esse aplicativo já existe.

Numa restauração dentária a determinação correta da cor dos dentes é um passo fundamental.
Isso porque após a sua determinação, a cor dos dentes é repassada ao laboratório. E essa é uma etapa essencial para o sucesso do tratamento.

Falando em cor dos dentes, aproveito para convidá-los a ler este artigo sobre facetas dentárias, publicado recentemente aqui no blog Dentalis.

Determinação da cor dos dentes – processo desafiador

A determinação da cor dos dentes requer perícia juntamente com o domínio de inúmeras variáveis. É um processo desafiador à medida em que depende da fonte de luz empregada, o dente em si, e o olhar clínico do dentista.

A escolha inadequada da tonalidade dos dentes costuma ser a segunda maior causa de repetições no laboratório, o que acaba aumentando os custos e a ineficiência do tratamento.
Além disso, o processo atual é gerador de estresse desnecessário para o dentista e o paciente.

A escolha da cor dos dentes

A escolha da cor dos dentes ainda é considerada um processo bastante subjetivo.

A meta dos desenvolvedores foi criar um aplicativo mais sistemático. Ou seja, que pudesse determinar a cor dos dentes de forma mais objetiva e padronizada.

cor dos dentes

O aplicativo

Seu nome é SmileShade.
Tem a capacidade de se conectar a um escâner por Bluetooth.
Com o uso desse aplicativo é possível em apenas 2 segundos aferir a tonalidade do dente. A partir dessa informação, o aplicativo cria uma imagem através da cor detectada. Essa imagem, por sua vez, é transformada em um arquivo. A esse arquivo poderão ser acrescentadas notas e ser feito o upload para as nuvens ou enviado por e-mail para o laboratório.
A boa notícia é que é um aplicativo gratuito. As más notícias são que para funcionar depende da conexão com um escâner colorido e se encontra no momento disponível apenas na loja virtual da Apple para iPads.

O universo de aplicativos móveis

Os aplicativos móveis para dentistas vem ganhando cada vez mais espaço e crescendo em variedade de opções. A Dentalis, sempre ligada nas tendências mais recentes, já faz parte desse universo através do seu aplicativo Dentalis Mobile.
É um aplicativo que possibilita o gerenciamento remoto da clínica ou consultório odontológico.
Além disso, uma vez tendo o Dentalis Net instalado na clínica, ele possibilita ao dentista o controle da agenda, preenchimento de planos de tratamento e realização de procedimentos. E tudo através do celular.
Convido vocês todos também a conhecerem a ótima agenda da Dentalis. É totalmente grátis.

O que vem por aí – Detecção do câncer de boca

Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Kingston e da Universidade de Malaya nos presentearam com uma ótima notícia.

Eles confirmaram o recebimento de um financiamento para desenvolver um novo aplicativo com inteligência artificial. Este com capacidade para detectar os sinais precoces de câncer de boca.
E como sabemos, a detecção precoce do câncer poderá salvar muitas vidas. É algo a ser celebrado. Vamos torcer pelo sucesso dessa pesquisa.

Fontes: Dentistry Today, Saúde Oral

Deixe uma resposta