Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Atletas podem ter má saúde bucal

    Eles escovam os dentes frequentemente. No entanto, a saúde bucal de atletas pode não ser boa . Isso quando comparados ao restante da população .
    É o que foi constatado em um trabalho recente publicado pela London’s Global University.

    mau uso do computador , também já foi noticiado aqui no blog Dentalis como um elemento que pode prejudicar muito a saúde bucal.

    Os pesquisadores do UCL Eastman Dental Institute analisaram 352 atletas olímpicos e profissionais. Isso em 11 modalidades: ciclismo, natação, rugby, futebol, remo, hóquei, vela e atletismo.
    Foram realizados check-ups dentais para atletas masculinos e femininos que verificavam cáries, saúde das gengivas e erosão ácida.

    Os atletas também foram questionados sobre o que eles faziam para manter a boca, dentes e gengivas saudáveis.

    Análises odontológicas

    As análises odontológicas revelaram que de fato a saúde bucal de atletas de elite não é nada boa . Como aliás já relatado em um artigo de 2018.
    Constatou-se que ( 49,1% ) apresentavam cárie dentária não tratada.
    A grande maioria mostrou sinais precoces de inflamação gengival. Quase um terço ( 32% ) relatou que sua saúde bucal teve um impacto negativo em seu treinamento e desempenho.

    Apesar do cuidado que têm com os dentes, atletas de elite têm problemas. Neste novo estudo 94% relataram escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia. 44% relataram limpeza regular entre os dentes (uso do fio dental). São números bem superiores se comparados à população em geral. Ou seja: 75% para escovação duas vezes ao dia e 21% para uso do fio dental.

    Descobertas sobre a saúde bucal dos atletas de elite

    A pesquisa evidenciou que os atletas usam regularmente bebidas esportivas ( 87% ). Também barras energéticas ( 59% ). E também géis energéticos ( 70% ). Todos com capacidade de causar danos aos dentes.

    Os atletas pesquisados mantém bons hábitos relacionados à saúde bucal. Escovam os dentes duas vezes por dia. Também visitam o dentista regularmente. Não fumam e têm uma dieta geral saudável.

    No entanto, fazem uso de bebidas esportivas, géis e barras energéticas frequentemente durante o treinamento e a competição .
    O açúcar nesses produtos aumenta o risco de cáries. A acidez deles aumenta o risco de erosão.
    Isso pode estar contribuindo para os altos níveis de cáries e erosão dentária.

    O estudo baseia-se em pesquisas realizadas pelo Centro desde as Olimpíadas de Londres 2012.
    Resultados anteriores sugeriram que atletas de elite também podem enfrentar um risco elevado de doença bucal por causa da boca seca (xerostomia) durante o treinamento intensivo.

    Disposição em melhorar a higiene dental

    Os atletas pesquisados consideraram adotar hábitos de higiene bucal ainda melhores para resolver essa questão. Um estudo de intervenção já foi iniciado.

    Os atletas demonstraram disposição em realizar mudanças de comportamento. Como por exemplo, o uso adicional de flúor no enxaguatório bucal. Também visitas ao dentista ainda mais frequentes. E redução na ingestão de bebidas esportivas, para melhorar a saúde bucal.

    Estudo de intervenção

    Posteriormente, com a participação de alguns atletas deu-se início a um estudo de intervenção. Isso como base na teoria moderna de mudança de comportamento.

    O estudo de intervenção está em curso e em breve os resultados serão tornados públicos. Aí então saberemos o quanto as intervenções promovidas poderão melhorar a saúde bucal de atletas. Especialmente daqueles que encaram a prática esportiva de uma forma muito séria.

    Fonte: UCL

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema