Bactéria da flora oral que ajuda a evitar cáries

dente combatendo bactériasUm estudo recentemente publicado revela que a Streptococcus dentisani, uma cepa de bactéria da boca, pode atuar como um escudo e ajudar a prevenir as cáries dentárias, a doença infeciosa que é considerada a mais comum em todo o mundo, estimando-se que afete cerca de 90% da população mundial em alguma momento da vida.

De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, esta bactéria pode atuar como “um escudo” perante as bactérias causadoras das cáries dentárias, produzindo uma substância que as inibe e consequentemente previne o desenvolvimento das mesmas.

Alejandro Mira é o principal responsável pela descoberta e revela que “com este ensaio preliminar conseguimos comprovar três aspetos fundamentais: que não existem efeitos colaterais; que a bactéria se coloniza e que imaginamos que o ideal é aplicar o tratamento de forma regular; e, por último, que melhora e regula os níveis de pH, já que faz com que a placa bacteriana dentária produza menos ácido.”

​Ação sobre os níveis de pH

Para chegar a esta conclusão, os autores do estudo recolheram amostras de saliva e de placa bacteriana dentária de vários voluntários e quantificaram os valores de pH e de colonização desta cepa de bactéria. Os resultados foram claros: a S. dentisani é segura e coloniza a mucosa oral, melhorando os níveis de pH.

Deixe uma resposta