Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Bactéria responsável por doença periodontal pode estar relacionada ao câncer de esôfago

    Odontologia e Câncer do esôfago

    A bactéria  Porphyromonas gingivalis , a principal responsável por doenças da gengiva, pode estar relacionada com o câncer de esôfago, atuando como um fator de risco. A conclusão é de um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Louisville, nos EUA, e da Universidade Henan de Ciência e Tecnologia, da China, que descobriram que os níveis de presença desta bactéria são mais elevados no tecido cancerígeno de pacientes com carcinoma de esôfago.
     
    Até agora já eram conhecidos fatores de risco para o câncer de esôfago, como a exposição a  substâncias químicas, alguns alimentos, fatores hereditários e idade.
     
    Neste estudo, os pesquisadores testaram três diferentes tipos de tecidos de 100 pacientes com câncer de esôfago e de 30 pacientes sem a doença: tecido cancerígeno, tecido não-cancerígeno de uma área adjacente ao tecido cancerígeno e tecido normal do grupo de controle.
     
    Os resultados mostraram que a bactéria  Porphyromonas gingivalis  estava presente em 61% das amostras de tecido cancerígeno e em 12% das amostras de tecido adjacente ao tecido cancerígeno. Nas amostras de tecido normal, a bactéria não foi encontrada.
     
    Huizhi Wang, um dos responsáveis pela investigação, acredita que “estes resultados mostram as primeiras evidências diretas de que a infeção pode ser um novo fator de risco para o câncer de esôfago e pode também servir de biomarcador para este tipo de carcinoma”.

    Concluindo

    Se forem confirmados, estes resultados podem representar uma redução significativa da doença, que todos os anos afeta cerca de 15 mil pessoas nos EUA, de acordo com dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
     

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema