Biomaterial que mantém o dente vivo após o tratamento de canal
Embora os canais radiculares sejam frequentemente necessários para o tratamento de infecções, eles resultam em um dente morto sem polpa dentária viva. Conheça o biomaterial que mantém o dente vivo.
Durante um tratamento de canal radicular, o dentista perfura o topo de um dente infetado para acessar o tecido mole no seu interior. Em seguida, o dentista remove a polpa dentária infectada e faz o preenchimento e finaliza o tratamento do dente com uma coroa.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey desenvolveram um hidrogel de peptídeo que estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos e polpa dentária dentro de um dente após o procedimento.
O material estimula a angiogênese, ou o crescimento de novos vasos sanguíneos, e a dentinogênese, ou a proliferação de células estaminais da polpa dentária, dentro do dente.
Os pesquisadores Kumar e Nguyen trabalham no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey.
Tratamento de canal até hoje
Durante os procedimentos de tratamento de canais radiculares, os dentistas removem a polpa dentária infectada, fazem o preenchimento antes de cobrir o dente com uma coroa.
Os pesquisadores desenvolveram um biomaterial que pode ser injetado no lugar do preenchimento convencional para estimular a angiogênese, ou crescimento de novos vasos sanguíneos, e a dentinogênese, ou proliferação de células-tronco da polpa dentária.
O hidrogel, no estado líquido durante sua aplicação, contém peptídeos que se automontam em um gel no local da injeção.
Pesquisa em andamento
Atualmente os pesquisadores trabalham com cães, injetando o hidrogel de peptídeo nos dentes dos cães submetidos a canais radiculares para ver se pode estimular a regeneração da polpa dentária num animal vivo.
Se estes estudos correrem bem, os pesquisadores planejam mover o hidrogel para estudos clínicos humanos.
O hidrogel no futuro
O hidrogel na sua forma atual provavelmente não reduzirá a invasividade ou dor de um tratamento d canal radicular, mas os pesquisadores planejam futuras versões do peptídeo que com poder antimicrobiano.” Em vez de retirar a totalidade do conteúdo do dente, o dentista poderia utilizar uma broca menor, remover um pouco da polpa e injetar o nosso hidrogel”, afirma o pesquisador Kumar.
A porção antimicrobiana do peptídeo eliminaria o processo infeccioso, preservando mais polpa dentária existente, enquanto estimularia o crescimento de novos tecidos.
Assim, o tratamento de canal radicular poderia deixar de ser um procedimento dentário tão temido.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Hydrogel Keeps Teeth Alive After Root Canals, Biomaterial may keep the tooth alive after root canal treatment