Black Friday e seu consultório odontológico: o que fazer?
Sabemos que saúde não é um produto para ser colocado em promoção e que qualquer passo na divulgação do seu consultório odontológico deve ser balizado por uma consulta minuciosa às regras do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para que possa ser verificado o que é permitido ou não.
Você pode estar se perguntando, por exemplo, se o seu consultório pode aproveitar a Black Friday para divulgar seus serviços por um preço menor e, em consequência disso, aumentar o fluxo de pacientes.
Para essa pergunta, temos duas respostas: você NÃO pode oferecer descontos, como vamos detalhar um pouco mais abaixo, mas você pode SIM aproveitar o período para pensar em iniciativas legais que vão te ajudar a tornar o seu consultório mais próximo do público e atrair novos clientes.
Posso usar o termo Black Friday e falar de preços?
A menção à palavra Black Friday ou qualquer divulgação de preço ou promoção pode trazer problemas para o seu consultório odontológico.
Além das restrições do próprio Conselho, não é legal para a imagem do seu consultório trabalhar em cima de vantagens financeiras, pois o principal atributo de qualquer consultório deve ser a qualidade do trabalho e o cuidado com a saúde.
O preço é importante, mas está longe de ser o único fator de decisão. Mesmo que possa parecer tentadora a ideia de usar a Black Friday para realizar promoções em seu consultório, é necessário ter cautela, cuidado e principalmente atenção antes de colocar qualquer ação em prática.
O que eu não posso divulgar?
Nada te impede de fazer a divulgação adequada do seu consultório odontológico em períodos como a Black Friday, desde que tudo esteja dentro das normas estabelecidas pelo CFO.
Nunca é demais lembrar da importância de estar ciente de tudo aquilo que é proibido dentro do marketing odontológico, mas, de antemão, vamos adiantar alguns pontos essenciais que você deve evitar de qualquer jeito:
Usar uma linguagem publicitária com o único objetivo de vender e arregimentar pacientes.
- Oferecer trabalhos gratuitos em troca de autopromoção ou promover campanhas propondo trocas de favores.
- Oferecer descontos e promoções ou consultas, diagnósticos e prescrições de tratamento por veículos de comunicação de massa.
- Divulgar imagens de antes e depois de um procedimento sem a autorização do paciente ou de um representante legal por meio do TCLE. Lembrando que elas só podem ser divulgadas pelo cirurgião-dentista responsável pelo tratamento.
- Anunciar especialidades que não estejam regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia.
Além do conhecimento técnico e legal que você deve obter, é importante também praticar o exercício de se colocar como paciente e imaginar que tipo de comunicação você se sentiria incomodado em receber.
Mesmo que preço e descontos chamem a atenção, no fundo não é isso o que o paciente busca quando procura um serviço de odontologia. Nem mesmo em períodos como a Black Friday.
O que eu posso divulgar na Black Friday?
Numa altura dessa você deve estar cheio de dúvidas, se questionando como aproveitar a Black Friday no seu consultório odontológico sem divulgar qualquer preço ou desconto.
É importante lembrar que as possibilidades que uma boa comunicação oferece vão muito além disso e há muitas coisas permitidas pelo conselho que podem, sim, ser usadas a seu favor. Aqui estão alguns exemplos:
- A Black Friday pode ser uma oportunidade de reforçar o conteúdo institucional do seu consultório odontológico através dos seus canais oficiais.
- Você pode anunciar seu consultório em veículos de comunicação como rádio, televisão e internet, desde que nas peças constem o número de inscrição do responsável técnico e técnicas e metodologias aprovadas pelo CFO.
- Foque nos diferenciais competitivos do seu consultório, mostrando como ele pode, efetivamente, solucionar os problemas dos pacientes de forma correta.
- Mantenha uma relação próxima com os pacientes, sobretudo aqueles mais frequentes, através de estratégias de CRM, como o disparo de e-mail marketing.
- Mantenha um site atualizado com conteúdo de relevância, navegação rápida e fluida, informações claras, sem abrir mão de técnicas que o mantenham em evidência nos canais de busca.
- Usar as redes sociais para divulgar conteúdos educativos e informativos sobre a área de atuação do consultório, e também como uma importante ferramenta de relacionamento com o público.
Percebeu a quantidade de estratégias que você pode utilizar para divulgar o seu consultório na Black Friday sem fazer qualquer alusão a uma vantagem financeira?
Dicas finais para atrair clientes a longo prazo além da Black Friday
Se o seu consultório é bem gerido, com certeza haverá mais motivos para que as pessoas possam não só procurá-lo, como indicar os seus serviços para amigos, familiares ou até por meio de um post despretensioso em suas redes sociais pessoais.
Isso pode acontecer o ano inteiro, não apenas na Black Friday, por isso, é importante você sempre buscar aplicar todas essas dicas sempre, independentemente da data.
Utilizar softwares de gestão, como o da Dentalis, pode contribuir para manter a casa arrumada e pronta para atender aos pacientes com agilidade e organização.
Ele permite que você faça a gestão do seu consultório na palma da mão, com soluções que vão desde o agendamento de consultas até a emissão de notas fiscais e boletos.
Ou seja, é um sistema completo que vai te auxiliar em todas as etapas. Enxergue a Black Friday como uma oportunidade de tornar o seu consultório odontológico cada vez mais atrativo e reconhecido.