Bruxismo aumenta risco de falha na colocação de implantes

arcada implantadaO bruxismo afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e pode representar um fator de risco em diversas intervenções, especialmente na colocação de implantes. De acordo com um estudo da Universidade de Malmö, o risco de falha na colocação de implantes é três vezes mais alto em pacientes com bruxismo.

Resultados obtidos

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 994 pacientes e 3.549 implantes dentários. Desses, 56 pacientes sofriam de bruxismo e 179 destes implantes falharam. Quando os dados dos dois grupos foram confrontados – pacientes com bruxismo e sem bruxismo – os cientistas descobriram que percentual de falha dos implantes nos pacientes com bruxismo foi de 13%, enquanto no outro grupo atingiu apenas 4.6%.

Além disso, o estudo conseguiu demonstrar que o consumo de tabaco, a diabetes Tipo 1, medicamentos utilizados para o tratamento do colesterol e hipotireoidismo bem como os antidepressivos podem estar associados com uma maior taxa de falha na colocação de implantes.

O referido estudo pode ser acessado neste link.

Deixe uma resposta